• Entrar
  • Cadastrar

Cientistas apostam em urina humana para cultivar horta e revelam como VOCÊ pode fazer o fertilizante natural em casa

Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Pesquisadores alegam que usar a urina humana como fertilizante pode ser um recurso útil para colocar comida na mesa


 

Cientistas apostam em urina humana para cultivar horta e revelam como VOCÊ pode fazer o fertilizante natural em casa

Entenda por que a urina humana pode ser um fertilizante eficaz para o cultivo de plantas (Foto: Shutterstock) 

Já pensou em cultivar uma horta na sua própria casa e utilizar a sua urina como fertilizante natural? Esse pode ser um recurso bastante útil para quem deseja colocar comida saudável na mesa, conforme apontam os cientistas.

Eles estão incentivando as pessoas a reciclarem a sua urina na horta por ela ser uma potencial aliada no cultivo de vegetais.

Se você já tem o hábito de plantar hortaliças orgânicas para usar como ingredientes ou temperos nas suas receitas, livre de agrotóxicos, essas informações podem te ajudar a melhorar o cultivo. Saiba mais detalhes!

Por que a urina pode ser usada como fertilizante?

A urina pode ser uma alternativa econômica no lugar dos fertilizantes sintéticos. Isso porque ela contém nitrogênio e fósforo, essenciais para manter e promover o crescimento das plantações, ainda que sejam pequenas hortas em ambiente doméstico.

Geralmente, o esterco do boi ajuda a cultivar as plantações, mas os cientistas acreditam que a urina não é tão diferente e pode funcionar como uma alternativa ecologicamente correta no lugar de ser descartada no vaso sanitário.

Os especialistas explicam que o nitrogênio presente na urina polui o oceano e faz com que as algas se desenvolvam excessivamente. Esse processo, apontam os estudiosos, tende a sufocar os corais e envenenar a vida marinha.

Cientistas sugerem uma mistura para usar a urina na horta doméstica

Conforme afirma o artigo publicado no ScienceNorway, uma pessoa dá descarga, em média, cerca de 132 galões de urina por ano.

"Nossa urina vale seu peso em ouro. Pense em todo o fertilizante que estamos perdendo agora. Já é hora de começarmos a coletar e utilizar nossos próprios resíduos", afirma a pesquisadora Divina Gracia P. Rodriguez à publicação.

Os pesquisadores estão desenvolvendo banheiros para separar a urina da água restante e estão sendo testados em Bahir Dar, na Etiópia. Essa urina pode ser seca e convertida em pellets inodoros e baratos que podem ser espalhados em terras agrícolas para fertilizar as plantações.

Anne Spurkland, professora e pesquisadora médica da Universidade de Oslo, disse à ScienceNorway que é "completamente seguro" e que há uma maneira de aplicar esse método em casa, misturando uma parte de urina com nove partes de água e borrifando o líquido nos vegetais com um regador de bico estreito.

"As bactérias do solo transformam o nitrogênio em novos blocos de construção que as plantas utilizam", afirma Spurkland.

Estudo realizado em 2020 já indicava a urina como opção de fertilizante

Em um estudo realizado em 2020, pesquisadores da Universidade de Michigan confirmaram que o fertilizante de urina pode ser usado sem medo de espalhar infecções resistentes a antibióticos. Eles estavam preocupados de que as pessoas que forneciam urina aos agricultores pudessem ter infecções do trato urinário.

Se isso ocorresse, a urina poderia conter DNA da bactéria. No entanto, o estudo descobriu que, se a urina não for distribuída logo e se for envelhecida em uma incubadora por 10 horas, haverá uma queda de 99% nos genes resistentes a antibióticos.

"Os seres humanos coletam urina e a utilizam como fertilizante há muito tempo, mas no Ocidente isso realmente parou com a invenção do sistema de esgoto", disse a Dra. Krista Wigginton, coautora do estudo, ao The Guardian.

"Estamos apenas tentando descobrir, com esse sistema de infraestrutura que temos, como podemos recuar e pensar de forma diferente sobre o que entra nesse sistema de esgoto e capturar alguns desses produtos valiosos antes que eles sejam misturados e diluídos com todo o resto", afirma ela.

Veja mais!

Casca de cebola é um fertilizante natural magnífico para plantas; veja como fazer

Casca de ovo é um poderoso fertilizante natural para as plantas; aprenda a fazer

Temas relacionados