
Veja como plantar tâmaras no quintal de casa do jeito certo (Créditos: Shutterstock)
Você já pensou em plantar tâmaras em casa? Essa fruta, nativa do Oriente Médio e da África, é conhecida pelo sabor extremamente adocicado, o que lhe rendeu o apelido de “caramelo da natureza”. Normalmente consumida na forma seca, como a uva passa, ela oferece diversos benefícios para a saúde, incluindo a redução do estresse e a melhora da memória.
Com essa planta no seu quintal, será possível colher os frutos e aproveitar todos esses benefícios com facilidade. Embora cultivar essa palmeira pareça desafiador, com as condições certas de clima e solo, é possível ter uma no seu jardim. Ficou interessado? Então confira o passo a passo!
Como plantar tâmara em casa?
A primeira coisa que é preciso levar em consideração é o clima, pois a tamareira é uma planta que se adapta melhor ao clima quente e seco, tendo uma grande resistência à seca. Dessa forma, ela irá desenvolver melhor em regiões onde o inverno é seco e o verão quente, por isso, ela costuma ser muito cultivada região nordeste do país.
O solo ideal para essas palmeiras deve ser profundo, bem drenado e rico em matéria orgânica, por isso, nem tente plantá-las em solos encharcados, pois o excesso de água prejudica as raízes. A melhor época do ano para se fazer o plantio é entre abril e junho, para a planta conseguir se desenvolver um pouco antes da chegada do calor intenso. Agora que você já sabe as condições básicas, vamos ao plantio:
- Escolha tâmaras secas e lave bem as sementes para remover os resíduos de polpa
- Em seguida, coloque algumas sementes em um pote com água limpa morna e deixe por
- 48 horas, trocando a água a cada 12 horas
- Depois desse tempo, retire as sementes, envolva em papel-toalha úmido e coloque em saco plástico
- Leve para a geladeira e deixe por 15 dias
- Depois, plante-as em vasos pequenos com substrato leve, com uns 2 cm de profundidade
- A germinação deve acontecer de 20 a 60 dias
- Assim que a planta crescer, transfira para o chão, garantindo que ela tenha um espaço considerável para crescer livre e sem danificar calçadas ou varandas, pois se trata de uma palmeira
Os cuidados com a tâmara após o plantio
No começo, é importante regar a planta de duas a três vezes por semana. À medida que ela amadurece, a frequência pode ser reduzida para uma ou duas vezes por semana. Para favorecer um bom crescimento, a poda deve ser feita após o início da frutificação, removendo as folhas secas ou danificadas.
A colheita deve ser realizada quando as tâmaras estiverem macias, escuras e com a casca enrugada. Depois de colhidos, os frutos devem ser guardados em um local seco e fresco. Quando armazenadas corretamente, as tâmaras podem durar vários meses sem a necessidade de refrigeração.
Veja mais:
Nem açúcar, nem adoçante: caramelo de tâmaras é a solução saudável para adoçar o café ou até fazer uma calda de pudim ou recheio de bolo; aprenda a receita