• Entrar
  • Cadastrar
Já pensou em plantar abacaxi em casa? Veja como é fácil e economize com a fruta fresca
Aprenda como plantar abacaxi no vaso em casa e garanta sua própria fruta livre de agrotóxicos!

Pode parecer mentira, mas o TudoGostoso só conta verdades! É possível, sim, plantar abacaxi em casa com o abacaxi que você compra na feira, no sacolão ou no mercado e, assim, ter abacaxi de graça. E o melhor de tudo é que é muito fácil conseguir, veja só a seguir!

como plantar abacaxi no vaso em casa Veja como é fácil plantar abacaxi no vaso em casa

Como plantar abacaxi no vaso em casa?

O primeiro passo é comprar um abacaxi. Essa, sem dúvidas, é a parte mais fácil. No entanto, é de extrema importância escolher um abacaxi que esteja bem saudável, tanto a fruta quanto a coroa. Não escolha um abacaxi com a coroa ressecada, porque é ela que servirá de muda!

Com o seu abacaxi em mão, torça a coroa com bastante cuidado para retirá-la da fruta e remova algumas camadas das folhas do abacaxi até começar a ver pequenos sinais de broto. Dessa forma, a pele ficará exposta e, assim, as raízes crescerão com mais facilidade.

Em seguida, coloque a coroa do abacaxi dentro de um copo com água. A parte da pele da coroa precisar estar em contato direto com a água. O ideal é que o copo seja transparente para que você possa ver quando as raízes aparecerem. Deixe o copo em um lugar seco, com boa iluminação mas sem contato direto com a luz solar. Pode demorar de 15 a 20 dias, dependendo da qualidade do abacaxi. Durante esse tempo, sempre renove a água.

Assim que as raízes aparecem, já pode transplantar para um vaso. O ideal é que o vaso seja grande (de 15 a 20 litros), com bastante espaço para o abacaxi crescer. No vaso, a terra pode ser terra comum ou misturada com esterco. Faça um buraco no meio do vaso e coloque a coroa com as raízes no solo, cobrindo as raízes delicadamente.

Regue quando a terra estiver seca, apenas pelo topo da coroa. De vez em quando, com ajuda de uma pá pequena, é legal dar uma afofada na terra porque isso ajudará o abacaxi a receber melhor os nutrientes necessários para crescer bem. Além disso, você pode adubar a terra com farinha de ossos, água de banana e quaisquer outros adubos naturais.

Viu como é fácil? Agora é só esperar as folhas crescerem e o abacaxi nascer. É preciso um pouquinho de paciência porque pode demorar, mas no final, vai valer a pena ter um abacaxi fresco e orgânico em casa gastando pouco! Você pode plantar mais de um vaso caso sua casa tenha espaço.

Benefícios do abacaxi para a saúde

como plantar abacaxi no vaso em casa O abacaxi é uma fruta superversátil que combina com receitas doces e salgadas

O abacaxi é rico em diversos nutrientes que fazem muito bem para o corpo humano. Ele é rico em vitamina A, vitamina C e também vitaminas do complexo B, além de minerais como magnésio e potássio. Por conta disso, ele auxilia no aumento da imunidade, fortalece o corpo após exercícios físicos e ainda diminui os sintomas de artrite. O abacaxi também é rico em fibras, o que o torna um excelente alimento para controle da saciedade e para o bom funcionamento do intestino. E quem já ouviu falar que o abacaxi é ótimo para a digestão? É verdade! Ele contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão dos alimentos. Muitos motivos para acrescentar essa fruta no dia a dia!

Receitas com abacaxi doces e salgadas

Delícia de abacaxi

As sobremesas com abacaxi fazem o maior sucesso no TudoGostoso e para começar essa lista já deixando todo mundo com água na boca, trazemos uma das favoritas do público!

Geleia da casca do abacaxi

Nada de desperdícios, viu? Aqui a gente ensina até como utilizar a casca do abacaxi. Essa geleia fica uma delícia com torrada ou biscoitos.

Peixe grelhado com molho de abacaxi

O abacaxi é tão versátil que ele fica delicioso não só nas sobremesas como também nas receitas salgadas. O peixe grelhado com molho de abacaxi é perfeito para quem gosta de um sabor agridoce.

Costela na panela de pressão com fatias de abacaxi

Muito fácil de fazer, o abacaxi fornece um gosto levemente adicionado à costela, elevando o sabor do prato.

Salpicão com abacaxi

Um prato típico do verão que combina muito com essa fruta tropical. Então por que não experimentar colocar abacaxi no salpicão? A gente garante que você não vai se arrepender!

Abacaxi com creme de leite condensado

Leite condensado é aquele ingrediente que fica bom em todo tipo de sobremesa, não tem jeito!

Veja mais:

Como usar abacaxi para amolecer qualquer carne

13 alimentos ricos em água para manter o corpo hidratado

Temas relacionados