Proveniente das regiões tropicais, o gengibre é uma raiz muito usada como tempero em pratos doces e salgados, e possui um sabor e aroma inconfundíveis. Além disso, ele também é conhecido por suas propriedades medicinais, já que o seu consumo apresenta diversos benefícios para o corpo humano. Essa raiz pode ser encontrada fresca, seca, em conserva e até em pó em lojas de produtos naturais, mas não costuma ser muito barata. Por isso, o TudoGostoso vai ensinar como plantar gengibre em casa para tê-lo sempre fresco e ainda economizar muito! Quer aprender? Então veja a seguir:
Ter gengibre fresco em casa é muito e o TudoGostoso ensina como
Benefícios do gengibre
O gengibre é considerado um superalimento por conta de suas poderosas propriedades medicinais, visto que ele é um anti-inflamatório, antibiótico e antioxidante natural. Isso significa que, além de deixar nossas receitas mais gostosas, ele ainda auxilia na prevenção de câncer de cólon, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce da pele e muito mais. Ainda por conta de suas propriedades anti-inflamatórios, o gengibre ajuda a reduzir a azia, as náuseas e o refluxo, e age no estômago de maneira a evitar inflamações que possam ocasionar a gastrite.
Para quem precisa emagrecer, o gengibre pode ser um forte aliado, pois ele contém propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o metabolismo, resultando na queima de gordura mais rápida. Outro fato importante é que ele é conhecido por ser um diurético, ajudando na eliminação de líquidos excessivos e promovendo o desinchaço.
Como plantar gengibre em casa
Ter gengibre fresco em casa é muito simples, mas demora um pouquinho até que a planta esteja pronta para ser colhida. Tudo o que você irá precisar para cultivar o gengibre em casa é um vaso de tamanho médio com furinhos no fundo, argila expandida ou pedras, substrato rico em matéria orgânica e um pedaço de gengibre saudável.
Com esses itens em mãos, comece preparando o vaso: primeiro, coloque uma camada de pedras ou argila a fim de cobrir todo o fundo do vaso. Depois, acrescente a terra rica em matéria orgânica, até mais ou menos metade do vaso. Em seguida, faça um pequeno buraco no meio e coloque o pedaço do gengibre. Coloque mais terra por cima, de modo a cobrir o gengibre por completo. Finalize regando o vaso.
Você pode usar o gengibre de diferentes maneiras na sua alimentação
O que você precisa prestar atenção durante o cultivo do gengibre
É necessário que o vaso fique em um local quente, com luz indireta do sol, a não ser que ele fique ao ar livre, neste caso podendo receber sol da manhã.
A rega é muito importante para o crescimento de qualquer planta, e com o gengibre não seria diferente. No entanto, não exagere! É necessário que o solo esteja levemente úmido e nunca encharcado, porque isso facilita a proliferação de fungos e bactérias que podem comprometer o crescimento da sua raiz. Regue sempre que o solo estiver seco.
O gengibre demora poucos dias para começar a brotar; no entanto, a raiz só estará completamente desenvolvida e pronta para a colheita quando as folhas estiverem amarelas, o que pode levar de 8 a 10 meses.
Como usar gengibre em receitas
Depois que você tiver o seu gengibre fresco colhido em casa, você pode usá-lo de muitas formas, até desidratando-o ou fazendo conserva com ele.
Porém, caso você queira utilizá-lo fresco, aconselhamos a remover a casca. Esse passo pode ser feito usando uma colher e raspando a casca do gengibre. Pode confiar, a casca sai bem fácil! Depois, você pode picar ou ralar o gengibre e usar no preparo de molhos, assados, receitas orientais, pães, bolos e biscoitos. Como você pode perceber, ele é um ingrediente muito versátil! Quer aprender melhor como usá-lo? Nós temos receitas deliciosas para você, confira abaixo:
Use uma colher para remover a casca do gengibre facilmente
Receitas com gengibre
Experimente usar o gengibre para temperar saladas, deixando-as ainda mais saborosas.
Essa receita é ideal para aqueles dias bem frios, porque além de ser um creme servido quente, as propriedades termogênicas do gengibre ajudam a elevar a temperatura corporal, promovendo conforto e bem-estar em dias de inverno.
O gengibre é o toque perfeito para diversas sobremesas, trazendo uma complexidade de sabores e deixando-a mais picante e saborosa.
Para quem deseja emagrecer e melhorar a imunidade, colocar o gengibre em sucos é uma ótima maneira de acrescentá-los a alimentação diária.
Que tal incrementar o filé de frango de todo dia preparando esse incrível molho de laranja com gengibre?
Uma receita curinga que pode te salvar naquele dia que você acordar com a garganta inflamada, o alívio é imediato!
O suco de gengibre é ótimo para aliviar sintomas de gripe e resfriado como coriza e dor de garganta
Veja mais:
Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias
Tudo sobre kombucha: o que é, para que serve, como fazer em casa e quais os benefícios para a saúde