
Conheça os efeitos medicinais dessa plantinha amarga e fácil de cultivar (Foto: Shutterstock)
A jurubeba (Solanum paniculatum) é uma planta comum em todo o Brasil, especialmente no Nordeste e Centro-Oeste, mas não é tão usada na culinária devido ao seu sabor amargo.
Sua versão em conserva, no entanto, é bastante popular por seus diversos benefícios medicinais. Com propriedades anti-inflamatória, digestiva, diurética e hepatoprotetora, ela também é consumida como chá ou licor, usando frutos, raízes e folhas.
Os seus efeitos medicinais são usados para tratar problemas digestivos, principalmente quando se trata de má digestão de comidas pesadas e gordurosas. Ela ainda se destaca pela ação sobre o fígado e estômago.
Com tantas propriedades benéficas, muita gente acaba se interessando por cultivá-la em casa para preparar chás. A boa notícia é que é muito simples!
Saiba como é fácil cultivar a jurubeba em casa
A jurubeba se adapta bem a diversos tipos de solo e até aos climas mais quentes. Conheça um pouco mais sobre essa planta medicinal.
- Clima e luminosidade: essa planta se desenvolve melhor em climas quentes e tropicais, com boa exposição ao sol direto por ser resistente à seca;
- Solo ideal: ela cresce em solo levemente arenoso ou argiloso, mas necessita de boa drenagem e matéria orgânica. Também tolera solos menos férteis;
- Plantio por sementes ou mudas: as sementes devem ser retiradas dos frutos maduros, lavadas e secas à sombra. Depois, podem ser semeadas a 1 cm de profundidade em sementeiras ou diretamente no solo. A germinação ocorre entre 10 e 20 dias e, após 30 a 40 dias, as mudas devem ser transplantadas para o local definitivo, com espaçamento de 1 metro entre as plantas.
Qual a melhor época para plantar a jurubeba e como cuidar?
A jurubeba deve ser plantada no início da estação chuvosa, entre setembro e novembro, para um melhor desenvolvimento.
No início, é importante regar duas vezes por semana, reduzindo após o enraizamento. A adubação com húmus ou esterco deve ser feita a cada dois meses, e é recomendada a poda regular de galhos secos.
Embora rústica, a planta pode ser atacada por pulgões e ácaros, sendo eficaz o uso de sabão neutro ou óleo de neem. Atinge até 2 metros de altura e começa a frutificar entre 5 e 8 meses após o plantio.
Como consumir a jurubeba para fins medicinais
Por ser uma planta medicinal com diversas propriedades, diferentes partes da jurubeba são utilizadas para consumo, dependendo do objetivo.
É importante destacar que essas frutas devem ser consumidas com moderação e sempre cozidas ou em conserva, pois podem ser tóxicas quando cruas.
- Folhas: ajudam na digestão e estimulam a produção da bile;
- Frutos verdes: usados em conservas, ajudam na digestão funcionando como um tônico natural;
- Raízes: usadas em chás para ajudar no tratamento de problemas no fígado.
Aprenda a preparar o chá de jurubeba para a digestão
O chá de jurubeba é usado após refeições pesadas para aliviar o desconforto, facilitar a digestão e estimular o fígado.
1. Receita com folhas secas ou verdes
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas de jurubeba picadas (secas ou verdes)
- 250 ml de água
Modo de preparo: ferva a água, desligue o fogo e adicione as folhas. Tampe o recipiente e deixe infundir por 10 minutos. Coe e beba morno, após as refeições.
2. Receita com raízes ou frutos
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de raiz ou fruto seco picado
- 250 ml de água
Modo de preparo: ferva a água com a jurubeba por 5 minutos. Desligue o fogo e tampe por mais 10 minutos. Coe e tome 1 xícara por dia para aproveitar a sua ação digestiva.
Veja mais!
3 alimentos “saudáveis” que inflamam a vesícula, o fígado e o pâncreas: evite problemas de saúde
Você precisa consumir esse chá se está preocupado com gordura no fígado