
A casca de cebola pode parecer lixo para você, mas é um luxo para as suas plantas (Créditos: Shutterstock)
A cebola não é só um tempero qualquer da sua comida ou um ingrediente da famosa cebola empanada de restaurante. Existem benefícios da cebola que nem imaginamos e isso não vale só para a nossa saúde. A saúde das suas plantas também pode tirar vantagem da cebola, ou melhor, da casca da cebola! Sim, essa parte do vegetal que normalmente iria para a lixeira tem mais usos do que você imagina.
Além de fazer um sal temperado com casca de cebola e casca do alho ótimo para as suas refeições, que tal alimentar as suas plantinhas com a casca do alho? Você vai ver o seu jardim crescer saudável com essa dica! Descubra no TudoGostoso as vantagens e como fazer um fertilizante natural de casca de alho.
Por que a casca da cebola é um bom fertilizante natural?
Assim como em vários alimentos, a casca da cebola não é apenas uma proteção qualquer, ela acumula vários dos nutrientes do vegetal. São principalmente minérios como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, potássio, todos necessários para plantas. A casca da cebola também tem vitamina C e antioxidantes. E se essas substâncias já são boas para os seres humanos, por que não seriam também para as plantas? No caso delas, esses nutrientes são ótimos para protegê-las contra pragas e doenças típicas do jardim.
Quando você transforma a casca da cebola em um fertilizante natural, você ajuda as plantas a crescerem bem e saudáveis. Elas ajudam até a espantar insetos e microorganismos indesejados sem prejudicar o solo ou outros seres vivos por ser biodegradável. Tudo isso usando um recurso barato que iria para o lixo.
Como fazer um fertilizante natural usando casca de cebola?
Para fazer um fertilizante natural usando a casca de cebola, primeiro você deve juntar cascas conforme usa o vegetal na cozinha. Sempre que descascar uma cebola, guarde o que sobrar em um balde ou pote bem grande. Pode usar casca da cebola roxa ou a cebola branca, ou uma mistura das duas.
O ideal é juntar bastante, então para não deixar cheiro de cebola na casa inteira, tampe bem e deixe reservado perto do jardim ou em algum local afastado da sala e dos quartos. Quando tiver uma boa quantidade e seu pote estiver bem cheio, pique as cascas em pedacinhos pequenos e bote em uma garrafa de plástico, daquelas de refrigerante, com capacidade de 1 litro.
Em seguida, encha de água até preencher quase tudo. Reserve essa mistura por pelo menos 24 horas para extrair os nutrientes da casca no líquido. Depois desse tempo, passe a mistura por uma peneira para filtrar apenas o extrato líquido. Passe a mistura para um borrifador e aplique no seu jardim. Como ele rende bem, se não couber tudo no borrifador de uma vez, você pode deixar o restante da mistura novamente na garrafa de 1 litro e ir repondo quando precisar.
Veja mais:
Cebola não se guarda na geladeira! Entenda os motivos e como armazenar do jeito certo
Cebola tem insulina? Descubra se quem tem diabetes pode comer o vegetal
Descascar cabeça de alho inteira de uma vez só: truque é tão fácil e rápido que você nem vai acreditar que é real!