• Entrar
  • Cadastrar
Afinal, é melhor refogar a cebola antes ou depois do alho?

Cebola e alho formam uma dupla culinária infalível que deixa qualquer preparação mais saborosa. Mas você sabe dizer qual a ordem certa de refogar os ingredientes? Descubra com o TudoGostoso. 

A ordem de adição da cebola e do alho no preparo do refogado influencia no gosto da comida. (créditos: Shutterstock)

Refogar a cebola e o alho é uma técnica utilizada como base para muitas receitas. O processo em si é bem simples: basta aquecer os dois ingredientes com um pouco de gordura e cozinhar por alguns minutos. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual dos temperos deve ser refogado primeiro ou se eles podem ir para a panela juntos ao mesmo tempo. Só que neste caso, a ordem faz toda a diferença no resultado final e pode, inclusive, deixar sua comida mais ou menos saborosa.

Veja a seguir qual ingrediente deve ser refogado primeiro e como essa ordem influencia no sabor dos pratos.

O que refoga primeiro: alho ou cebola?

Refogar é uma técnica que adiciona mais sabor e profundidade às preparações. Mas para isso, é preciso que a cebola seja sempre colocada na panela antes do alho. A explicação é simples: a cebola é mais úmida e demora mais tempo para cozinhar. Já o alho cozinha muito rápido e, por isso, queima se ficar muito tempo no fogo. E ninguém merece comida com alho queimado ou tostado demais!

Portanto, se você colocar o alho primeiro ou até mesmo os dois ingredientes ao mesmo tempo, corre o risco dele queimar antes que a cebola atinja o ponto certo. O ideal nesta situação é acrescentar o alho da panela quando a cebola começar a dourar. Assim, quando ela realmente dourar, o alho já vai estar pronto.

Além de saber a ordem certa dos temperos, a escolha da panela certa também faz diferença no sabor refogado. As de fundo grosso em inox conservam o calor por mais tempo, o que mantém o cozimento mesmo após desligar o fogo. Nesse caso, dê preferência as panelas de fundo antiaderente e use pouco óleo. Elas são ótimas para refogar alimentos sem que grudem na panela.

Como preparar um bom refogado?

Na hora de refogar a cebola e o alho, dê preferência aos alimentos frescos e in natura. As versões em conserva e industrializadas contêm aditivos químicos prejudiciais à saúde, além de não deixarem as preparações com o aquele sabor enriquecido. As formas moídas e secas ainda retiram parte do sabor, aroma e valor nutricional dos dois ingredientes.

Outra dica para que o seu refogado fique uma delícia é cozinhar a cebola e o alho em fogo baixo ou médio. Comece acrescentando a cebola na panela com algum tipo de gordura. Em seguida, tempere com uma pitada de sal e refogue por dois minutos até começar a dourar.

Veja também:

O frango refogado com ingrediente gourmet que vai conquistar toda a família
Essa manteiga cremosa é especial para quem adora alho: funciona como pastinha ou para refogados deliciosos

Temas relacionados