• Entrar
  • Cadastrar
Você esquenta o azeite antes ou junto com a cebola na hora de refogar? Descubra como fazer no TudoGostoso
Veja as dicas do TudoGostoso de como fazer o refogado perfeito sem dificuldades!

Refogar alimentos é uma das técnicas culinárias que mais usamos no nosso dia a dia, seja no almoço, na janta e até no café da manhã. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a maneira correta de fazer um bom refogado. Por aqui, nós já ensinamos várias dicas infalíveis para fazer pratos incríveis, além de ter esclarecido muitas dúvidas. Hoje, vamos explicar melhor sobre uma pergunta recorrente: afinal, é para esquentar o azeite antes ou junto com a cebola na hora de refogar? Vem que o TudoGostoso tem a resposta para você!

Esquentar o azeite antes ou junto com a cebola na hora de refogar? Tire as suas dúvidas com o TudoGostoso!

esquentar o azeite antes ou junto com a cebola? Aprenda o modo certo de fazer um refogado de respeito!

Os apressadinhos de plantão que nos perdoem, mas o certo mesmo é aquecer o azeite, óleo ou qualquer outro tipo de gordura antes de adicionar o restante dos ingredientes. Se você não fizer isso, as chances de queimar a cebola e o alho aumenta muito, além de acabar grudando na panela, mesmo que seja de teflon.

Ou seja, o ideal é levar a panela ou frigideira ao fogo médio para médio-alto e esperar esquentar. Quando esquentar, adicionar a gordura escolhida, esperar um minuto para que ela aqueça e, então, entrar com os outros ingredientes, seja cebola, alho, tomate, cenoura ou até carnes.

Com os ingredientes na panela, vá mexendo de vez em quando para garantir que eles não irão grudar no fundo e que serão refogados por igual. Também é bom adicionar a pitada de sal já no refogado dos vegetais, porque ele ajuda a soltar mais a água, permitindo que eles fiquem mais dourados e gostosos.

Qual a quantidade certa de gordura para o refogado perfeito?

Essa pergunta é bem complicada, porque tudo vai depender da quantidade de comida que você está preparando. Para cozinhar arroz, por exemplo, não precisa colocar muita gordura, já que o refogado é preparado bem rapidamente e, logo em seguida, é adicionado água quente. Já para o feijão, é legal colocar um pouquinho mais, para que os óleos naturais presentes nos temperos se misturem com a gordura usada e deixem o feijão mais gostoso e mais perfumado.

Para carnes, pode caprichar um pouquinho mais no óleo. Em caso de bifes, o conselho é colocar só um pouquinho, o suficiente para untar a frigideira e colocar os bifes para grelhar assim que estiver quente. Quando virar para dourar do outro lado, já pode adicionar mais gordura como manteiga, regando por cima da carne. Fazendo essa forma, você permite que a carne crie aquela crosta maravilhosa, ficando crocante por fora; chegando com a manteiga, ela ajuda a garantir umidade à peça, fazendo com que ela fique ainda mais suculenta e saborosa.

esquentar o azeite antes ou junto com a cebola? Com as dicas do TudoGostoso, o seu refogado vai ficar melhor do que nunca!

Veja também:

Como refogar feijão: passo a passo de como temperar essa delícia

Exagerou no alho ao cozinhar? Salve a receita com essa dica usando apenas um ingrediente

Temas relacionados