Poucos pratos são mais consumidos pelos brasileiros que um feijão quentinho e bem temperado. Junto com o arroz soltinho, ele forma a dupla perfeita do dia a dia, mas também pode ser a estrela de receitas deliciosas, das mais simples às mais sofisticadas, como o feijão tropeiro, o bolinho de feijoada ou o cassoulet. Uma dúvida, porém, ainda assola muita gente por aí: como cozinhar feijão sem dificuldade e do jeito certo? Claro que preparamos um passo a passo para te ajudar. Vamos lá? Vem aprender com o TudoGostoso.
Aprenda como cozinhar feijão sem dificuldade
Para saber como fazer feijão corretamente e sem mistério, que ficará na memória de todos os que provarem, alguns passos são indispensáveis. Em primeiro lugar, separe os grãos crus, descartando aqueles que não estiverem com boa aparência e também as pedrinhas que vierem junto. Depois disso, pegue o que você usar e lave em água corrente.
Chegou a hora de deixar o feijão de molho. Vale lembrar que essa etapa é importantíssima para eliminar as toxinas que podem fazer mal e também para diminuir o tempo de cozimento lá na frente. O ideal é manter de molho por aproximadamente 12 horas. Se der, troque a água de vez em quando.
Como cozinhar feijão: dicas infalíveis do TudoGostoso
Como cozinhar feijão na panela de pressão
Agora que você acabou de fazer o preparo inicial, chegou a hora de realmente cozinhar. Aqui, vamos te ensinar como fazer feijão na panela de pressão. Não tenha medo, o manuseio dessa panela não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja como é simples:
1. Jogue fora a água do molho, escorra os grãos e transfira para a panela de pressão.
2. Cubra com água suficiente para encher até no máximo 2/3 da capacidade da panela. Coloque uma folhinha de louro para dar aquele sabor especial.
3. Tampe a panela, verificando se a válvula de segurança e a borracha de vedação estão corretamente colocadas. Cozinhe em fogo médio e quando a panela começar a apitar, espere por aproximadamente 10 minutos e desligue o fogo. Aguarde toda a pressão sair antes de abrir novamente.
4. Em uma frigideira, faça o tempero do feijão como preferir. Depois, é só pegar uma concha do feijão cozido, misturar nesse tempero até formar uma pasta e juntar com o restante que ficou na panela.
5. Acenda o fogo novamente, deixe cozinhar sem tampa por cerca de 5 minutos e sirva na consistência que preferir.
Como cozinhar feijão sem panela de pressão
Agora, se você é do time que não usa panela de pressão de jeito nenhum, que tal usar a panela comum para cozinhar um feijão delicioso? O processo é parecido, a grande diferença está no tempo necessário para preparar. Vamos ao passo a passo?
1. Descarte a água do molho e escorra o feijão, como no método anterior.
2. Coloque os grãos na panela comum, cubra com 1 litro de água e deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas. Aqui você vai precisar de atenção para não deixar que a panela seque. Se isso acontecer, vá adicionando água quente, aos poucos, enquanto durar o cozimento. Ah, e não esqueça das folhinhas de louro para incrementar o sabor.
3. Hora de fazer aquele temperinho delicioso. Em uma frigideira separada, use o que você mais gostar, pegue uma concha do feijão já cozido e incorpore nesse tempero amassando os grãos amolecidos com as costas da concha. Depois é só devolver essa pastinha para o conteúdo que está cozido na panela.
4. Continue com o fogo médio ligado por mais 5 minutos, mexendo para que o tempero se dissolva no feijão. Desligue e sirva.
Saiba calcular a quantidade de feijão
Calcule a quantidade de feijão para cozinhar
Ninguém gosta de desperdícios na cozinha, não é? Então, preste atenção na quantidade que você vai fazer em relação às pessoas que irão comer. O recomendado é a quantidade de 500 g de feijão para a família, ou para uma pessoa que mora sozinha comer por alguns dias.
Caso você não vá consumir tudo em um dia só, tempere apenas o que consegue comer em até 12 horas. O restante, sem temperar, congele e guarde em potes fracionados que durarão até 3 meses. Para descongelar, prepare o tempero e misture o bloco ainda com gelo no refogado. Com o calor, tudo vai derreter naturalmente e o seu feijão ficará fresquinho de novo.
E agora que você sabe como cozinhar feijão, como armazenar e reutilizar, siga nossas dicas do que fazer com esse alimento tão adorado pelos brasileiros.