• Entrar
  • Cadastrar
Temperar feijão antes de cozinhar: nova polêmica do Tiktok gera dúvidas e o TudoGostoso vem dar a resposta!

Você tempera feijão antes ou depois de cozinhar? Vem ver qual o melhor método para a sua rotina! 

Feijão deve ser temperado antes ou depois de cozido? Vem descobrir no TudoGostoso! (Créditos: Shutterstock)

O feijão é a leguminosa mais presente na alimentação dos brasileiros, seja o feijão preto, o feijão carioquinha ou qualquer outro tipo de feijão. Por isso, é muito importante que você saiba como cozinhá-lo da maneira correta para usufruir de todos os benefícios desse alimento. Para te ajudar, o TudoGostoso está sempre dando dicas de como fazer um feijão gostoso, como deixar o feijão cremoso e muito mais. Hoje nós vamos falar de uma polêmica que surgiu nas redes sociais sobre temperar o feijão antes de cozinhar: afinal, vale a pena? Você deve fazer isso em casa? Vem que a gente te responde!

É certo temperar feijão antes de cozinhar? Entenda o que você deve fazer na sua casa!

O vídeo que viralizou nas redes sociais começa com o chef explicando o método que ele utiliza para fazer feijão e explicando por que ele deve ser temperado antes de cozido: como a leguminosa está seca, na hora do cozimento, ela irá absorver apenas água pura, e o interior do feijão ficará “sem gosto”. Para garantir um feijão mais saboroso, ele diz que a água do cozimento deve ser temperada, mas com pouco sal (a ser corrigido ao final do preparo).

Porém, nos comentários, muitas pessoas levantaram uma questão importante: como o feijão está seco se ele estava de molho? E adicionar sal antes não deixa o feijão farinhento? Pois é, diversas questões válidas que vamos tentar responder!

Evite fazer feijão sem deixar de molho antes

Para começar, é importante entender que o feijão não precisa ser deixado de molho para cozinhar. Se você fizer sem o molho, você conseguirá ter um feijão cozido ao final, mas ele irá demorar muito, muito, mais para ficar pronto, além de ser bem menos nutritivo.

Deixar o feijão de molho ajuda a amolecer o grão, facilitando o cozimento e ajudando a economizar na conta de gás, e ajuda a eliminar os antinutrientes que dificultam a absorção de vitaminas e minerais essenciais para um corpo saudável. Só fique atento: é necessário trocar a água do molho na metade do tempo, viu? E ela deve ser descartada na hora do cozimento!

Outro detalhe é que muitas pessoas reclamam que temperar o feijão antes de cozinhar interfere na textura da leguminosa, deixando-a mais farinhenta. No entanto, muita gente que utiliza o método de temperar o feijão antes do cozimento (mas deixando-o de molho) diz que não interfere tanto assim.

É claro que preparar o feijão temperando antes de cozinhar e não deixando de molho não fará mal se for algo muito esporádico. Porém, você não deve temperar o feijão antes de cozinhar e nem o cozinhar sem deixar de molho quando estiver fazendo no seu dia a dia. Além disso, se você gosta de fazer grandes quantidades para congelar depois, é essencial que você congele o feijão sem estar temperado.

Como temperar e cozinhar feijão do jeito certo para a sua rotina

O feijão cozido apenas em água com uma folha de louro é mais do que suficiente para deixá-lo muito saboroso. Depois de pronto, a melhor técnica e a mais usada é refogar os temperos em uma panela à parte, adicionar um pouco do feijão cozido para refogar junto e depois juntar tudo na panela de feijão.

Se você deseja acrescentar alguma carne ao preparo, como carne-seca, paio ou linguiça calabresa, existem algumas maneiras de fazer isso: a primeira consiste em cozinhar o feijão junto com as carnes; a segunda consiste em cozinhar o feijão puro e adicionar as carnes na metade do tempo do cozimento (não se esqueça de esperar a pressão sair por inteira antes de abrir a panela); e a terceira maneira consiste em refogar e cozinhar as carnes à parte e depois juntar ao feijão, como explicamos anteriormente com os temperos.

Contudo, vale testar a técnica na sua casa para saber o que você prefere. Afinal, se você costuma fazer feijão fresco toda vez que for consumir, temperá-lo antes não tem problema, desde que você sempre deixe-o de molho!

Veja mais:

Você está jogando fora os nutrientes do feijão por causa de um detalhe no preparo

Temas relacionados