O feijão é um dos ingredientes base da alimentação brasileira. Presente em todos os cantos do país, tanto no almoço quanto no jantar, saber como fazer um bom feijão é essencial e todo mundo precisa aprender! Aqui mesmo no TudoGostoso já foi ensinado como fazer feijão preto, feijão vermelho, feijão branco e muito mais. Porém, hoje nós vamos ensinar o truque que vai mudar a sua vida: vem aprender como cozinhar feijão mais rápido e ainda economizar gás!
Como cozinhar feijão mais rápido e economizar gás
O feijão é um alimento que precisa ter bastante paciência na hora de cozinhar, principalmente se você tem medo de panela de pressão e prefere cozinhar na panela comum. Por isso, o primeiro passo é um dos principais: deixar o feijão de molho. Além de ajudar a eliminar os gases e antinutrientes, isso faz o grão inchar e, consequentemente, cozinhar mais rápido.
Porém, nada de achar que basta sair colocando o feijão de molho em um pote e deixar lá só por algumas horas, viu? Para que ele amoleça o suficiente para cortar o tempo do cozimento e economizar gás, é preciso deixá-lo de molho por várias horas.
Algumas pessoas têm o costume de deixar de um dia para o outro, cerca de 8h a 6h de molho; e até é eficaz, ainda mais se for ser cozido na panela de pressão. Mas para ser ainda mais eficaz, deixe o feijão de molho por 24h, trocando a água do molho pelo menos três vezes.
Outro truque que quase ninguém conhece é não colocar sal para cozinhar junto com o feijão. Sim, isso mesmo! Você deve acrescentá-lo apenas depois que ele já estiver macio, já que esse ingrediente dificulta o cozimento e aumenta o tempo.
Os feijões carioca e preto, que são os mais populares, demoram o mesmo tempo de cozimento, cerca de 20 a 30 minutos na panela de pressão e 50 a 60 na panela comum. Contudo, seguindo essas dicas, eles ficam prontos entre 10 a 15 minutos na pressão!
Como temperar feijão: TudoGostoso ensina o passo a passo
Temperar o feijão é um passo que deve ser feito depois que ele já estiver cozido. Em uma panela separada, refogue o alho e a cebola, adicione o sal e algumas conchas do feijão cozido. Misture bem, deixe ferver e transfira para a panela com o restante do feijão.
Essa é a forma mais prática de temperar o grão, mas é claro que você pode usar alguns outros ingredientes para dar mais sabor, e que é quase certo que você tenha em casa. Os mais usados são a pimenta-do-reino e o louro, mas colocar uma pitada de cominho faz toda a diferença. O coentro também é uma ótima pedida para quem gosta da erva. Por último, se você gostar e tiver em casa, pedacinhos de carne-seca, bacon ou linguiça calabresa dão aquele toque especial.
Ou seja, temperar o feijão não precisa ser algo complicado ou caro, existem muitas maneiras diferentes de fazer, e tudo depende do seu paladar. Experimente e decida o melhor!
Veja mais:
Como deixar o feijão cremoso com um truque de chef: a família vai amar essa receita
Você precisa ler essas dicas antes de escolher a melhor linguiça pro seu feijão ficar perfeito