• Entrar
  • Cadastrar
Muito além do feijão: 6 preparos na panela de pressão pra cozinhar de um jeito prático e rápido

Aproveite a sua panela de pressão muito mais com essas receitas que vão fazer você poupar tempo na cozinha

A panela de pressão é mais versátil do que você imagina (Créditos: Shutterstock)

A gente sabe que usar a panela de pressão pela primeira vez pode dar medo. Com tantas histórias de pessoas falando que panela de pressão explode, esse utensílio tão valioso da cozinha parece uma bomba relógio. Mas a verdade é que com algumas dicas você consegue usar a panela de pressão sem erros para fazer aquele feijão nosso de cada dia sem passar horas cozinhando. E não é apenas o feijão!

Quem já se tornou “íntimo” desse utensílio sabe que dá para fazer várias receitas na panela de pressão que vão além do feijão. Essa panela permite cozinhar alimentos com ainda mais agilidade para poupar tempo na cozinha e isso vale para vários ingredientes e preparos. Descubra no TudoGostoso 6 preparos na panela de pressão que você precisa aprender para uma refeição rápida e gostosa.

Lentilha na panela de pressão

Que dá para cozinhar lentilha na panela de pressão não deve ser surpresa para muita gente. Tanto o feijão quanto a lentilha fazem parte das leguminosas, uma categoria de alimentos ricos em proteína e mais nutrientes. Enquanto o feijão é menos calórico, a lentilha é mais proteica, mas os dois podem substituir o outro com facilidade na mesa. O melhor é que cozinhar lentilha na panela de pressão é bem fácil para quem já pegou a manha de cozinhar feijão nela, já que o processo é bem similar.

Macarrão na panela de pressão

O macarrão é um típico prato para quem quer comida rápida, mas cozinhar macarrão na panela de pressão acelera ainda mais o processo! No mesmo recipiente você faz tudo. Primeiro você começa refogando o alho e a cebola, depois adiciona os temperos que quiser, como molho de tomate e milho, e por último coloca a massa, fecha para ganhar pressão e então espere alguns minutinhos para a mágica acontecer. Amamos uma refeição deliciosa pronta em 15 minutinhos como essa!

Frango desfiado na panela de pressão

Você já sofreu tentando desfiar frango com garfo e demorando uma eternidade? Pois se cozinhar frango para desfiar na panela de pressão isso não acontece! Você pode cozinhar o frango inteiro normalmente na panela de pressão com todos os temperos e depois é só aproveitar a tampa bem vedada (mas sem pressão!) para sacudir e deixar que ele desfie sozinho. Parece mágica, mas fazer frango desfiado na panela de pressão é fácil assim mesmo.

Costela na panela de pressão

Você pode poupar muito tempo ao cozinhar carne na panela de pressão. Com a receita certa você pode preparar até pernil ou churrasco em minutos usando o utensílio. Mas uma das melhores carnes para preparar é a costela na panela de pressão. É muito fácil de fazer e a carne fica macia e suculenta como deve ser! Em questão de pouco mais de 30 minutos na pressão você já terá a costela pronta e temperada. Ideal para um almoço especial no final de semana.

Bolo na panela de pressão

Já pensou em fazer bolo na panela? E na panela de pressão? Nós estamos acostumados a assar bolo no forno, mas o fogão também pode servir para essa tarefa. Todo o processo leva menos de meia hora, melhor do que deixar uma hora gastando gás no forno, não acha? Ainda dá para fazer bolo de todos os tipos. Além do bolo simples, você pode preparar um bolo de cenoura na panela de pressão e até um bolo de chocolate na panela de pressão elétrica. Assim você não precisa ficar na vontade de um bolinho.

Pudim na panela de pressão

O pudim de panela de pressão é mais um doce incrível que você pode preparar usando esse utensílio. Você deve preparar a massa e a calda de pudim normalmente e então colocar na panela de pressão com água para fazer o banho-maria na pressão. Uma dica, se você tiver comprado lata de leite condensado demais, experimente fazer um doce de leite na panela de pressão! É fácil e perfeito para qualquer doce.

Veja mais:
Mantenha esses alimentos longe da panela de pressão e evite acidentes!
Como usar panela de pressão: dicas para perder o medo e cozinhar com segurança
Como cozinhar feijão MUITO mais rápido e economizar gás de cozinha com dois truques SIMPLES

Temas relacionados