• Entrar
  • Cadastrar
Sardinha na panela de pressão: jeito fácil de fazer peixe com muito sabor sem esforço na cozinha!

Sardinha na panela de pressão é um prato prático e delicioso! Veja como fazer

Confira o passo a passo para fazer sardinha na panela de pressão (Créditos: TudoGostoso)

Que tal preparar uma sardinha na panela de pressão? É uma maneira prática de aproveitar o peixe fresco que costuma ter um valor mais em conta. Ao invés de fritar ou colocar no forno, você garante uma receita fácil usando apenas um utensílio. O resultado é uma sardinha bem suculenta, cheia de legumes e com uma textura muito macia e agradável. O prato funciona como acompanhamento para qualquer refeição. Fica ótimo servido com arroz e até uma boa farofinha. Confira o passo a passo a seguir!

Receita de sardinha na panela de pressão

Ingredientes

  • 1 kg de sardinha fresca
  • 5 tomates médios em rodelas
  • 2 cebolas em rodelas
  • 1 pimentão vermelho em rodelas
  • 1/2 xícara de chá de azeite
  • Suco de 1/2 limão
  • 300 g de molho de tomate
  • Sal, alho, orégano e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo

O preparo dessa receita fica ainda mais simples quando a sardinha já é comprada limpa, sem a cabeça. Caso não seja possível, você pode limpar a sardinha em casa preservando as escamas para garantir que o peixe não desmanche totalmente na panela.

Para quem gosta do alimento com sabor mais forte, vale deixar ele marinando até a hora de colocar na panela. Use o limão, o sal, o alho e o orégano para essa tarefa. Você pode deixar o peixe na geladeira de um dia para o outro, se preferir.

Na hora de fazer a sardinha na panela de pressão, comece forrando o fundo da panela com a metade dos tomates, uma cebola e 1/2 pimentão. Em seguida, acomode as sardinhas em cima e ponha o restante dos legumes. Para finalizar, adicione o azeite e o molho de tomate.

Agora é só fechar a panela e deixar cozinhar por 40 depois que pegar pressão. Não precisa colocar água! Os ingredientes já soltam bastante líquido e, junto do molho, vão ser suficientes para cozinhar o peixe. O resultado é uma sardinha bem macia, temperada, saborosa com espinhas que saem com facilidade.

Benefícios da sardinha

Essa receita é uma ótima pedida para aproveitar os benefícios da sardinha. O peixe é uma ótima fonte de ômega 3, um nutriente importante para a saúde do cérebro. Ele também tem ação anti-inflamatória e reduz o risco para doenças crônicas. O peixe também é rico em ferro, magnésio, fósforo, vitamina D e vitamina B12. O consumo do peixe está associado ao fortalecimento dos ossos e melhora na saúde do coração.


Veja mais
Receita de torta de sardinha no liquidificador: aprenda como fazer esse almoço prático e barato
Nunca mais jogue o óleo da sardinha em lata fora! Descubra maneiras de reaproveitá-lo

Temas relacionados