• Entrar
  • Cadastrar
É isso que você deve fazer para economizar gás ao cozinhar feijão: esse passo no modo de preparo também pontecializa benefícios

Se você não faz esse passo na hora de fazer feijão, você está gastando muito mais gás e prejudicando sua saúde! 

Veja como um simples passo pode mudar a sua vida na hora de fazer feijão! (Créditos: Shutterstock)

A gente sabe como o gás de cozinha está caro, e, por isso, estamos sempre trazendo dicas e truques para economizá-lo no preparo das receitas. Para hoje, nós vamos ensinar o truque para fazer feijão do certo que te ajuda a economizar gás e absorver melhor os nutrientes desse alimento. Confira!

Como fazer feijão do jeito certo para economizar gás e ainda ter um prato com mais nutrientes

O feijão é um alimento muito presente na culinária brasileira, base das refeições em conjunto com o arroz. Cheio de benefícios para a saúde, esse ingrediente pode ser acrescentado à alimentação de muitas maneiras diferentes, e é possível encontrar diversas receitas com feijão, inclusive aqui no TudoGostoso! Porém, você sabia que existe um jeito certo de cozinhar o feijão para economizar gás e ainda ficar mais nutritivo? Pois é!

Para fazer o feijão do jeito certo e aproveitar todos os benefícios que esse alimento tem para oferecer, você deve deixá-lo de molho antes de cozinhar. Quanto mais tempo, melhor, sempre trocando a água de três em três horas. No mínimo, deixe o feijão 6h de molho, lembrando de trocar a água pelo menos uma vez durante esse tempo.

Durante o processo de molho, os grãos de feijão ficam mais macios pela absorção de água. Pode perceber que eles até incham! Por conta disso, ele cozinha bem mais rápido quando você o adiciona na panela de pressão, chegando a diminuir 20 minutos do tempo total quando comparado ao feijão sem deixar de molho.

Deixar o feijão de molho também é essencial para expulsar os gases e antinutrientes presentes na leguminosa, que causam má digestão, estufamento e afetam a absorção das vitaminas e minerais presentes tanto nela quanto em outros alimentos que você consumir durante as refeições.

Como deixar o feijão de molho?

É muito fácil deixar o feijão de molho! Basta colocar a quantidade que você deseja usar em um recipiente e cobrir com água até 2 dedos acima dele. Cubra com uma tampa ou pano de prato, e deixe parado por 3 horas. Passado esse tempo, escorra a água e renove, e deixe por mais 3 horas. Faça isso quantas vezes quiser, deixando no mínimo 6 horas de molho, como mencionamos anteriormente. Por último, antes de cozinhar, descarte toda a água do molho e acrescente água nova na panela!

Veja mais:

Temperar feijão antes de cozinhar: nova polêmica do Tiktok gera dúvidas e o TudoGostoso vem dar a resposta!

Temas relacionados