• Entrar
  • Cadastrar
Mal estar depois de comer feijão pode ser culpa do modo de preparo, será que você está fazendo certo?!

Você sempre passa mal depois de comer feijão? Saiba que pode ter uma razão bem simples para isso! 

Entenda por que você se sente mal depois de comer feijão (Créditos: Shutterstock)

Com certeza você já deve estar cansado de ouvir que o feijão deve ficar de molho para não causar gases, não é mesmo? Mas você sabe por quanto tempo? Pois é, o tempo de molho do ingrediente pode interferir não só no tempo de cozimento mas também na absorção dos nutrientes e na digestão da comida.

Segundo um estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), é essencial deixar o feijão de molho por, no mínimo, 8 horas, sendo que o ideal são 12h.

Por que é preciso deixar o feijão de molho, segundo cientistas?

Essa pesquisa mostra que o feijão possui substâncias que são eliminadas durante o molho e que são as responsáveis pelos desconfortos depois de ingeridas. Se o molho não é feito corretamente, a sensação de inchaço e gases acontece.

Para piorar, essas substâncias ainda dificultam a absorção de minerais importantes para o corpo humano, como é o caso do ferro, zinco, cálcio e magnésio. Uma dessa substância é responsável também por deixar o feijão com sabor amargo.

Por tudo isso, médicos e cientistas aconselham sempre deixar o feijão de molho antes de consumir. O processo ainda ajuda a economizar gás de cozinha, porque o grão de feijão fica mais macio e cozinha mais rápido.

Mal estar mesmo depois de deixar o feijão de molho

Se, mesmo deixando o feijão de molho adequadamente, você ainda sente desconforto depois que come o alimento, o problema pode ser um pouco mais complicado: intolerância à rafinose, uma substância presente no grão.

Apesar da rafinose ser liberada durante o molho, isso não quer dizer que não fique nenhum resquício. Portanto, pode ser necessário uma investigação para entender se há intolerância a ela. Nesse caso, será preciso fazer uso de medicamentos com uma enzima específica que ajuda na digestão.

O TudoGostoso lembra que você sempre deve consultar um médico no caso de qualquer dúvidas ou suspeitas antes de se medicar!

Veja mais:

Como deixar o caldo do feijão mais grosso: segredo de chef é simples e não tem erro

Temas relacionados