Algumas estratégias são essenciais para o melhor aproveitamento dos nutrientes presentes nos alimentos. E essa dica não vale apenas para quem já tem uma rotina alimentar mais saudável. Principalmente para quem não costuma se preocupar com certos cuidados, é um ganho ter mais atenção às combinações feitas durantes as refeições.
Isso porque algumas apostas podem atrapalhar uma melhor absorção dos nutrientes na combinação que você escolhe, como é o caso do café que "rouba" o cálcio, assim como a polêmica mistura cálcio e ferro, entre outras.
Mas você sabia que consumir alimentos ricos em ferro combinados com outros que contenham vitamina A ou vitamina C pode potencializar a absorção de ferro no organismo?
Saiba como melhorar a absorção de ferro pelo corpo com as combinações certas
Não tem mistério! Basta saber quais são os alimentos ricos em vitamina C e os que são fontes de vitamina A para aprender a incluir com mais frequência durante as refeições que sejam ricas em ferro.
Você pode consumir esses alimentos na mesma refeição que tenha o alimento rico em ferro, ou então fazer a combinação à parte, através de um suco ou na sobremesa.
Saiba quais são alguns alimentos que ajudam na absorção de ferro:
-
Vitamina C: acerola, tangerina, limão, laranja, kiwi, couve, brócolis, pimentão
- Vitamina A: cenoura, manga, mamão, melão, tomate, abóbora.
Exemplos de refeições com ferro e seus potencializadores
Está na dúvida de como incluir esses itens para os horários das suas refeições? É simples. Como dito anteriormente, vale como um suco ou sobremesa, ou ainda algumas combinações durante um lanche, por exemplo, e que você nem saiba que está ingerindo um alimento rico em ferro.
É o caso do pão integral com homus. Essa pasta deliciosa feita com o grão de bico é rica em ferro e mais nutrientes e dá para combinar o sanduiche com um suco de laranja ou alguma outra fonte de vitamina C.
Um suco verde preparado com couve, limão, maçã, gengibre e água também é uma ótima aposta para a melhor absorção do ferro presente na couve.
A oba e já conhecida combinação de arroz, feijão e bife pode ficar mais potente se contar com o reforço da couve com abóbora assada e uma laranja durante ou depois da refeição como sobremesa. E no dia a dia, você pode apostar ainda na salada de grão de bico com tomate, brócolis, cenoura, cebola e tempero de limão.
Com essas dicas, você não tem mais desculpa! Comece a fazer boas escolhas e procure as melhores opções para a absorção do ferro dos alimentos.
Veja mais!
Laranja na feijoada: a mistura de ferro com vitamina C é mesmo imbatível para a saúde ou é mito?
Dieta anti-inflamatória? Você precisa reduzir esses alimentos da rotina urgente!