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7 alimentos que você tem em casa e nunca imaginou que ajudam a baixar pressão

Descubra o valor desses alimentos para pessoas hipertensas e veja dicas de receitas para incrementar o seu cardápio!

Aproveite melhor esses alimentos na sua rotina para controlar os níveis de pressão (Foto Shutterstock).

A hipertensão é um problema que mais mata pessoas de forma prematura e alguns hábitos são essenciais para ajudar a controlar a pressão alta. Um dos perigos que a hipertensão pode causar é a doenças cardiovasculares como infartos e AVC devido o aumento da pressão sobre o coração e os vasos sanguíneos.

Uma alimentação saudável e equilibrada é um dos pontos-chave para quem sofre desse condição, além de colaborar para inúmeros outros fatores benéficos para o organismo. E para as pessoas que sentem dificuldade em mudar radicalmente a dieta, talvez haja um caminho como ponto de partida para ajudar a controlar a pressão.

Afinal, não basta se limitar aos medicamentos. É necessário investir em uma mudança no estilo de vida que envolve mais exercícios, menos estresse e, obviamente, uma alimentação estratégica e com o mínimo sal possível.

Quais são os alimentos que um hipertenso deve comer?

A alimentação é um pilar valioso no controle da pressão arterial. Além da redução do consumo de sal e de medicamentos, alguns alimentos são ótimos para ajudar a reduzir a pressão arterial e muitas vezes eles estão na sua cozinha e você nem imagina o poder que ele têm.

Os principais alimentos que ajudam nesse processo são os integrais, ricos em fibras (compostos essenciais para a saúde) e antioxidantes naturais. Veja a lista e aprenda a incluir nas suas refeições com mais frequência!

Semente de abóbora

Fonte de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais, a semente de abóbora é rica em potássio. Esse mineral tem a função de relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo.

Como incluir as sementes no cardápio? Você pode preparar um petisco delicioso torrando as sementes de abóbora ou preparar várias receitas práticas e saborosas com o TudoGostoso.

Só não se empolgue! O consumo das sementes de abóbora deve ser feito com moderação para evitar um efeito laxante devido as fibras. Para quem tem problemas renais, o consumo deve ser feito com orientação médica.

Alho

Presente nos temperos de inúmeros pratos do dia a dia, o alho tem o poder de diminuir a inflamação, contribuindo para a redução da pressão arterial. Esse tempero ainda tem um poder hipotensor e vasodilatador, por isso ajuda na melhora da circulação sanguínea.

Além de ser um item perfeito para dar mais sabor às comidas, você pode incrementar o cardápio com essas 65 receitas deliciosas e variadas com alho.

Salmão

Um dos protagonistas da dieta mediterrânea, o salmão é um peixes rico em gordura boa e ótima fonte de gorduras ômega-3. Ele reduzir os níveis de pressão arterial. De acordo com estudo realizado em 2022, o maior resultado na redução da pressão arterial ocorreu com uma quantidade diária de 2g a 3g de gorduras ômega-3, cerca de 100g de salmão.

Se você deseja incluir esse peixe no seu cardápio com mais frequência, então aproveite essa variedade de receitas com salmão para não cair na monotonia.

Acelga e espinafre

As folhas verdes são ricas em potássio e magnésio, responsáveis por manter os níveis de pressão arterial ideais, conforme constatou um estudo realizado em 2022. O espinafre oferece muitos benefícios para a saúde e pode ser o ingrediente principal ou secundário de muitas receitas deliciosas.

Para quem não conhece muito bem o preparo de pratos com a acelga, o TudoGostoso ajuda com várias opções surpreendentes para todos os gostos.

Leguminosas

Pratos como feijão, lentilha e ervilhas são importantes fontes de nutrientes que ajudam a regular a pressão arterial. As leguminosas são ricas em magnésio e potássio. Além de ajudarem no controle da pressão, elas são consideradas alimentos essenciais para a saúde.

O feijão é um prato delicioso que já faz parte da mesa dos brasileiros, porém, é importante preparar receitas sem carnes para evitar que fique salgado. E evite pular essa etapa no preparo do feijão para não jogar os nutrientes fora.

Frutas cítricas

Exemplos como laranja, limão e kiwi são ricas em vitaminas, minerais e compostos vegetais. Não é por acaso que o limão é o alimento mais saudável do mundo! Esses nutrientes presentes nas frutas cítricas ajudam na saúde cardiovascular e por isso diminui fatores de risco para doenças cardíacas, como a hipertensão.

Não sabe como aproveitar melhor as frutas cítricas no cardápio? Então veja mais de 20 receitas para incrementar o seu paladar com o limão e também com opções deliciosas com kiwi.

Iogurte natural

O iogurte é um alimento que pode oferecer resultados positivos na pressão arterial para pessoas com hipertensão por ser rico em cálcio, potássio e magnésio, minerais considerados importantes na regulação da pressão arterial, conforme apontou um estudo recente. Por este motivo, tanto o iogurte natural quanto a coalhada são benéficos para a saúde.

O iogurte natural é uma ótima opção para comer puro ou ainda em preparos com receitas doces e salgadas. O resultado é sempre surpreendente!


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