• Entrar
  • Cadastrar
"Eliminar a flatulência é benéfico": esses são os hábitos e alimentos que ajudam a aliviar gases

Veja como amenizar o desconforto causado pelo acúmulo exagerado de gases com dicas de especialista

"Eliminar a flatulência é benéfico": esses são os hábitos e alimentos que ajudam a aliviar gases

Com algumas mudanças nos habitos alimentares e estilo de vida é possível evitar o acúmulo de gases (Foto: Shutterstock)

Você sabe como são formados os incômodos gases? Tudo começa no intestino e esse é um processo natural de digestão. Nada mais é que o ar que ingerimos enquanto comemos e bebemos. Da mesma forma, os profissionais de saúde afirmam que a sua expulsão também é um procedimento normal e natural.

Ao acumular esses gases, a sensação de desconforto cresce e, desta forma, os riscos de complicações na saúde também podem aumentar.

"Eliminar a flatulência é benéfico porque os gases retidos produzem distensão abdominal e dores abdominais, sintomas muito chatos", afirma Susana Jiménez Contreras, especialista em Aparelho Digestivo em entrevista ao Infosalus.

Como o estilo de vida pode facilitar a expulsão dos gases

O ar dos gases é composto de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono formados pela decomposição dos alimentos durante a digestão. Como os gases se formam no intestino e está relacionado ao processo digestivo, a dieta e o estilo de vida têm papel fundamental para facilitar a sua expulsão.

Os especialistas afirmam que nem sempre existe uma relação direta entre o que se come e a flatulência. Mas alguns fatores externos que podem causar o acúmulo de gases, como o estresse, hábitos como comer e beber rapidamente ou de comer alimentos que, por si só, causam flatulências.

Hábitos que ajudam a reduzir gases

Evitar ou limitar o consumo de alimentos conhecidos por causar gases pode ajudar a reduzir a produção de gases, assim como beber mais água e ingerir mais fibras. Comer devagar, mastigar bem os alimentos e evitar falar enquanto come também é um bom caminho.

Por outro lado, existem patologias como a síndrome do intestino irritável (SII), bem como a intolerância a determinados alimentos. Esses fatores externos favorecem o acúmulo de gases.

Até o estresse e a ansiedade podem constribuir para o acúmulo de gases por estarem elacionados ao sistema digestivo e, por isso, podem afetar as funções digestivas. O exercício regular é um estimulante natural da evacuação e evita o acúmulo de gases.

Quais alimentos evitar para não ter gases

Algumas pessoas são mais propensas ao acúmulo de gases e sofrem com esse tipo de desconforto. Certos tipos de alimentos ou até a intolerância a esses alimentos podem não ajudar nessa expulsão dos gases.

Ao perceber algum inchaço e desconforto abdominal pela dificuldade de digestão, a Fundação Espanhola do Aparelho Digestivo alerta para alguns alimentos que você deve evitar. Veja a lista!

  • Leguminosas como feijão, ervilha ou grão de bico;
  • Leguminosas ricas em gordura, como fast food, batatas fritas ou salgadinhos fritos (retardam a digestão);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Adoçantes artificiais (podem fermentar no cólon e produzir mais gases).

Veja mais!

Estufamento abdominal? Nutricionista explica o que muda na dieta para quem tem síndrome do intestino irritável

Prisão de ventre X alimentação: nutricionista ensina como combater a constipação intestinal

Temas relacionados