• Entrar
  • Cadastrar
Não é o bombom: alimentos Ouro Branco ajudam a fortalecer a imunidade e saúde intestinal, mas quais são eles?
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Entenda por que os especialistas aconselham a introdução de alimentos probióticos à dieta regularmente

Não é o bombom: alimentos Ouro Branco ajudam a fortalecer a imunidade e saúde intestinal, mas quais são eles?

Saiba quais são os alimentos que reforçam a saúde do intestino e a imunidade (Foto: Shutterstock)

Os hábitos alimentares desempenham um papel fundamental para quem está em busca de um estilo de vida mais saudável. E alguns alimentos se destacam como verdadeiros aliados do corpo.

É o caso dos alimentos probióticos, que vêm conquistando cada vez mais atenção por seus incríveis benefícios para a flora intestinal e para melhorar a digestão

Esses alimentos facilitam a digestão, reforçam as defesas naturais do organismo e podem até ter um impacto positivo no nosso bem-estar mental.

Incorporar esses alimentos na rotina é uma escolha inteligente para quem busca um equilíbrio completo entre corpo e mente. 

3 alimentos probióticos que melhoram a imunidade e a saúde intestinal

Esas três opções de alimentos probióticos são ideais para incluir à rotina, segundo especialistas afirmam ao Metrópoles:

1 – Kefir e o seu alto valor probiótico

O kefir é uma bebida fermentada com grãos de kefir, que combinam leveduras e bactérias benéficas.

Mais fluido e levemente ácido que o iogurte, o kefir é rico em probióticos, que ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

2 – Iogurte contém probióticos vivos

O iogurte é rico em proteínas e probióticos vivos, ajudando na saciedade, digestão e saúde intestinal.

Um estudo chinês indica que consumir 50 g por dia pode reduzir em até 20% o risco de morte prematura, graças às bactérias benéficas que melhoram o funcionamento do organismo.

Embora iogurte e kefir sejam derivados da fermentação do leite, eles têm diferenças:

  • Iogurte: é fermentado por bactérias como Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, resultando em um produto espesso e levemente ácido.

  • Kefir: é fermentado por grãos de kefir que combinam bactérias e leveduras, é mais líquido, ácido e tem um leve sabor efervescente devido ao gás carbônico.

3 – Chucrute e a fermentação natural

O chucrute é feito pela fermentação natural do repolho, onde bactérias e leveduras transformam os açúcares em ácido lático, gerando probióticos que equilibram a flora intestinal. Além disso, é rico em vitamina K2.

Segundo a nutricionista Beatriz Fausto, o chucrute é considerado psicobiótico, pois contribui para a saúde mental ao melhorar a microbiota intestinal.

O oncologista Leandro Ramos destaca que os probióticos ajudam a prevenir inflamações no intestino, reduzindo o risco de câncer ao equilibrar a flora intestinal.

Incorporar probióticos como kefir, iogurte e chucrute na alimentação diária pode ser um passo simples, mas poderoso, para fortalecer o corpo, proteger a mente e até prevenir doenças mais sérias.

Veja mais!

Dois alimentos que muita gente ama podem REDUZIR a pressão arterial em 20%, indica estudo

Não é o iogurte: leitelho é o alimento repleto de probióticos, cálcio e proteína que ajuda a fortalecer os ossos e melhora a digestão

Temas relacionados