• Entrar
  • Cadastrar
Dois alimentos que muita gente ama podem REDUZIR a pressão arterial em 20%, indica estudo

Um estudo realizado por pesquisadores chineses indicam que dois alimentos queridos dos brasileiros podem ser aliados dos pacientes com hipertensão. 

Estudo indica dois alimentos promissores para a redução da pressão alta (Foto: Shutterstock)

Muitos alimentos são boas opções para reduzir a pressão alta. Para as pessoas que têm esse problema, é realmente importante apostar nas melhores opções de alimentos e evitar aqueles que possam aumentar a pressão, como é o caso dos ultraprocessados, que podem desencadear vários problemas para a saúde.

Algumas mudanças de hábitos com foco na saúde também são fundamentais e, por este motivo, uma alimentação estratégica só tende a beneficiar as pessoas que sofrem de hipertensão.

É com esse propósito que uma pesquisa realizada na China vem sendo realizada para ajudar esses pacientes a encontrarem melhores escolhas na dieta e com a eficácia para a diminuição da pressão arterial. Os resultados até aqui são animadores. Confira!

Esses dois alimentos podem reduzir a hipertensão

Um estudo realizado por pesquisadores chineses aponta que o iogurte e o queijo contêm probióticos - já conhecidos pelos benefícios na flora intestinal - capazes de reduzir a hipertensão arterial. Conforme publicado na revista mSystems, os resultados dessa pesquisa são bastante promissores.

A pesquisa foi realizada com ratos de laboratórios. Eles foram divididos em grupos distintos, com o objetivo de analisar os efeitos do consumo de probióticos no controle da pressão arterial.

Um grupo de animais ingeriram água potável normal; outro grupo recebeu água com alto teor de frutose (indutor de hipertensão) e o terceiro grupo de ratos recebeu um composto de água com alto teor de frutose e probióticos.

Saiba como os probióticos influenciam no controle da pressão alta

Foi observado que os ratos hipertensos que receberam os probióticos apresentaram níveis de pressão arterial até 20% mais baixos do que o grupo que não recebeu as bactérias "boas".

Foram usadas para o experimento as bactérias Bifidobacterium lactis e Lactobacillus rhamnosus, que costumam ser encontradas em alimentos fermentados, como iogurte e queijo.

Conheça os benefícios do iogurte e do queijo

Conforme explica um dos autores do estudo, o microbiologista Zhihong Sun, da Universidade Agrícola da Mongólia Interior, os probióticos se mostraram um caminho promissor na medicina preventiva.

"Eles oferecem potencial na regulação da hipertensão e remodelando nossa abordagem à saúde cardiovascular", explica. Os próximos passos são realizar as análises com humanos.

Conhecidos como "bactérias boas", os probióticos são úteis para equilibrar o sistema digestivo, sendo encontrados em alimentos como iogurte, queijo cottage e kimchi (conserva oriental à base de vegetais).

Apesar de os resultados serem promissores, os estudos ainda não são conclusivos. Pacientes com hipertensão devem consultar um especialista antes de realizar qualquer alteração na dieta.

Veja mais!

Café causa hipertensão? Existe uma quantidade saudável de cafeína por dia? Nutricionista explica!

O que são e para que servem os lactobacilos?

Temas relacionados