
Cuidado com os alimentos consumidos no fim do dia (Foto Freepik)
Quais são os alimentos que você come quando bate aquela vontade de atacar a geladeira no fim do dia? Se uma fruta ou outra opção leve não são suficientes para tapear a sua fome, então preste atenção às próximas informações.
Uma recente pesquisa realizada pela universidade King’s College London, no Reino Unido, alerta sobre os riscos de comer alguns tipos de alimentos depois das 21h.
Saiba mais detalhes do estudo e entenda por que é tão importante rever os hábitos alimentares a partir desse horário ao fazer as escolhas erradas.
Quais alimentos não pode comer depois das 21h?
Atenção para os alimentos que você costuma escolher ao assaltar a geladeira no meio da noite! Depois das 21h, alguns petiscos e lanches são prejudiciais à saúde, principalmente quando se tratam de produtos prontos e industrializados, os famosos alimentos ultraprocessados.
O experimento realizado por pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, contou com um grupo de mil pessoas, a maioria do sexo feminino.
De acordo com os resultados, os pesquisadores afirmam que o horário das refeições é tão importante para a saúde quanto a escolha dos lanches que são consumidos no fim do dia.
Como os resultados do estudo comprovaram os danos à saúde
Aproximadamente 95% dos participantes da pesquisa tinha o hábito de fazer ao menos uma refeição diária incluindo petiscos, o que correspondia a cerca de 22% de ingestão total de alimentos.
Através de análises clínicas desses participantes e da realização de questionários detalhados sobre as rotinas de alimentação, os resultados foram alcançados.
As pessoas que costumavam fazer lanches no fim da noite apresentaram índices de saúde piores em relação a quem também incorporava lanches industrializados em sua dieta, porém em horários diferentes. Quem fazia lanches depois as 21h apresentou índices mais elevados como:
- Hemoglobina glicada: um pré-indicador de diabetes;
- Glicose pós-prandial: mais um sinal de desequilíbrio de insulina;
- Triglicerídeos pós-prandial: excesso de gordura no sangue que pode indicar aterosclerose.
Por que o jejum noturno é importante para organismo?
A nutricionista Kate Bermingham, coordenadora do estudo, ressaltou a necessidade de fazer escolhas certas nos lanchinhos em detrimento da quantidade e frequência de seu uso. A recomendação é priorizar alimentos nutritivos, de alta qualidade, evitando opções muito processadas.
Ela acrescentou ainda que o horário das refeições também impacta a saúde de forma significativa e alertou sobre como os lanches noturnos podem ser altamente prejudiciais para o organismo. O motivo? Comer tarde da noite reduz o período de jejum noturno, quando o corpo habitualmente ajusta os níveis de açúcar.
Como já se sabe, para uma vida saudável a longo prazo, os hábitos alimentares saudáveis, equilibrados e em horários adequados são essenciais.
Veja mais!
Dieta anti-inflamatória? Você precisa reduzir esses alimentos da rotina urgente!
O que comer na TPM: quais alimentos aliviam sintomas e quais você deve evitar.