O colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Uma das melhores formas de prevenir problemas de saúde é manter uma alimentação equilibrada e com pouca presença de gordura saturada. Mas você deve se perguntar: o que devo parar de comer para diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom? A resposta inclui 4 alimentos muito comuns no nosso cardápio e que, em excesso, podem ser prejudiciais para a saúde do coração.
Veja a seguir quais alimentos você deve evitar para controlar o colesterol, segundo os especialistas.
Quais são os alimentos que aumentam o colesterol
Carne vermelha
A carne vermelha tem um alto teor de gordura saturada. Quando consumida em grandes quantidades e com muita frequência, ela pode aumentar o colesterol total e o LDL-colesterol, conhecido como colesterol ruim. Portanto, é preferível comê-lo em pequenas quantidades e uma vez por semana.
Frituras
Frituras também são ricas em gordura saturada e altamente prejudiciais para a saúde cardiovascular. Elas devem ser consumidas com moderação e cozinhadas com óleos vegetais, como azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de linhaça.
Carne processada
A carne processada como bacon, salsichas ou frios são classificados como cancerígenos para humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, elas têm elevado teor de sódio e gorduras saturadas.
Produtos industrializados
Produtos industrializados são pobres em nutrientes e ricos em gorduras saturadas. Alguns deles também possuem alto índice de açúcar e outros aditivos químicos, como corantes e conservantes. A recomendação dos especialistas é evitar esses alimentos o máximo possível.
Quais alimentos são bons para o colesterol?
O consumo exagerado dos alimentos citados acima contribui para o aumento do colesterol. Contudo, isso não significa que eles devem ser cortados totalmente da dieta. Você pode consumir carne vermelha, frituras, processados e industrializados sem problema, só deve ficar atento à frequência e quantidade.
O ideal para uma alimentação saudável é dar preferência a carnes brancas, como frangos e peixes. Oleaginosas, sementes, azeite e frutas como laranja e abacate também ajudam a controlar o colesterol. Se você não resiste a um bom chocolate, a versão amarga é a melhor opção.
Outro ponto a ser considerado é que a saúde cardiovascular está associada tanto com a alimentação quanto a prática de atividade física. Sendo assim, evite o sedentarismo.
Veja também:
Gorduras boas: entenda como oleaginosas, sementes e peixes podem baixar o colesterol ruim