As oleaginosas são ótimas para incluir na alimentação já que são ricas em gorduras boas, proteínas, fibras, vitaminas e outros ingredientes. Elas são cheias de benefícios e ricas para a saúde, além de impulsionarem um estilo de vida mais saudável. Conheça agora as melhores opções de sementes e grãos saudáveis para você incluir no seu cardápio. Confira agora no TudoGostoso!
1- A castanha-do-pará é rica em nutrientes
A castanha-do-pará é uma fonte de proteínas, vitamina E, magnésio, fibras, niacina, cobre e entre tantos outros componentes. Ela também é rica em selênio, um mineral eficiente quando o assunto é combater o surgimento de câncer. Esse tipo de alimento também é ótimo para o desenvolvimento cognitivo, o crescimento saudável do cabelo e das unhas, além de contribuir para saúde dos ossos, combatendo a osteoporose. Basta apenas consumir duas unidades da semente por dia!
2- Nozes são uma ótima opção para a dieta
Esse tipo de alimento é ideal para quem possui problemas cardiovasculares, sendo ideal no combate ao colesterol alto, controle de diabetes e na redução do peso corporal. Por possuírem propriedades antioxidantes, são essenciais para combater os radicais livres e câncer de mama, de próstata e de cólon. Além de todos esses benefícios, as nozes ainda são ricas ômega 3, ômega 6, ácidos graxos e por melhorar a aparência da pele.
3- Amêndoas são aliadas da vida saudável
As amêndoas, por sua vez, também são ótimas para a prevenção do câncer, principalmente o de cólon. Elas contribuem na ativação e aumento da saciedade por controlarem o desejo por comida, impactando na perda de peso. As amêndoas ajudam na saúde do coração, por combater os níveis de glicose no sangue, melhorar a resistência à insulina, por promover o bom funcionamento do cérebro e do coração. Aposte no consumo delas e não se arrependa!
4- Avelã é uma fonte poderosa de cálcio
Por sua concentração de gordura monoinsaturada, a avelã ajuda a prevenir as doenças cardíacas, auxiliando na eliminação do excesso de gordura nas artérias. Mas sem dúvidas o seu principal benefício são as altas quantidades de cálcio, sendo potente em prevenir a osteoporose e outras doenças relacionadas à saúde dos ossos. Só vantagens, não é mesmo?
5- Pistache e a saúde cardíaca
O pistache ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, a hiperpressão arterial e os picos de glicose por conta da sua alta taxa de magnésio, ferro e potássio. Ele também ajuda a diminuir o colesterol no sangue. Por isso já sabe: se você enfrenta problemas com o coração, consumir pistache é uma das melhores opções! Além de ser uma delícia e supercombinar no preparo de diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.
Veja mais
Leguminosas ou oleaginosas? Entenda a diferença e aprenda como incluir na dieta e no cardápio
Dá para fazer pão caseiro sem trigo? Descubra receitas surpreendentes com outros grãos, sementes e oleaginosas
Salada no inverno, sim! Incremente o prato com essas dicas e mantenha o hábito saudável no frio