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Salada no inverno, sim! Incremente o prato com essas dicas e mantenha o hábito saudável no frio

Pode não parecer, mas saladas também combinam com inverno. Saiba como adaptar a receita para os dias frios 

Saladas de inverno são opções de pratos saudáveis para consumir durante os dias frios (crédito:Shutterstock) 

Muita gente torce o nariz quando se fala em comer salada no inverno, pois o que todo mundo quer mesmo é um bom chocolate quente. A preferência dos brasileiros na estação é por alimentos doces e com alto teor calórico. Porém, é importante ter uma atenção especial com a alimentação durante essa época. O frio provoca mudanças no sistema imunológico e no metabolismo que abrem espaço para diversas doenças e infecções. Sendo assim, o ideal é optar por refeições nutritivas, como saladas de legumes e vegetais. Além de saborosas, elas são ricas em vitaminas e minerais que ajudam a regular os níveis de energia no corpo.

Para te ajudar a manter um cardápio saudável durante a estação, o TudoGostoso separou algumas dicas de como fazer saladas para o inverno. Confira!

Receitas de saladas para o inverno: vegetais cozidos ajudam a aquecer o corpo

Inverno é a época ideal para comer refeições quentes, como sopas e caldos. No caso das saladas, uma alternativa é substituir as folhas e vegetais crus por versões cozidas. A batata, beterraba, cenoura, berinjela, chuchu e abóbora são alguns dos vegetais que adquirem um sabor especial na salada quando cozidos. Uma dica é dar preferência aos alimentos cozidos no vapor. Esse tipo de preparo não utiliza óleos e gorduras durante o cozimento e mantém boa parte do valor nutricional dos alimentos.

Outra opção de comida saudável para o inverno é a salada de legumes assados. Basta separar os legumes de sua preferência e assá-los no forno por cerca de 15 minutos.

Inclua outros alimentos na salada durante o inverno

Se você procura uma salada diferente da tradicional com alface e tomate, experimente usar outros vegetais na receita. Soja, lentilha, ervilha e palmito são ótimas opções para incluir na sua salada de inverno. Eles oferecem um sabor diferenciado e aumentam o aporte de vitaminas e nutrientes do prato.

Para aqueles que gostam de doces no inverno, as frutas podem ser grandes aliadas durante a estação. Banana, caqui, coco, laranja, maçã, kiwi, mamão, morango e uva têm alto valor energético que dão sustância e ajudam a saciar a vontade de consumir açúcar. O melhor de tudo é que essas frutas são próprias da estação e, de quebra, costumam ser mais baratas.

Salada de inverno serve como acompanhamento de molhos e sopas

Caldos e sopas são refeições perfeitas para os dias frios. Embora possam ser consumidos sem nenhum acompanhamento, você pode incrementar o prato com uma salada de legumes e vegetais. Cozinhe uma certa quantidade de legumes e misture com algumas folhas cruas, como espinafre, couve, acelga e alface. Você também pode preparar um molho especial e despejar um pouco na salada para deixá-la ainda mais saborosa.

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