• Entrar
  • Cadastrar
Gorduras boas: entenda como oleaginosas, sementes e peixes podem baixar o colesterol ruim
Nutricionista explica a diferença entre alimentos fontes de gorduras boas e ruins e quais são as melhores escolhas para uma alimentação saudável

Você sabia que nem toda gordura faz mal à saúde? Quando consumimos gorduras saturadas, também conhecidas como gorduras boas, podemos diminuir os níveis de colesterol ruim, prevenir doenças e melhorar a saúde do coração. Quer saber como fazer isso? Então é só aproveitar as dicas da nutricionista funcional Carolina Bove (@carolinabove.nutri) que explica a seguir como diferenciar gorduras boas das ruins e melhorar a alimentação.

Salmão é um alimento fonte de gorduras boas que contribui para diminuir o colesterol ruim

O que são consideradas gorduras boas?

O tipo de gordura mais saudável é a insaturada. Ela está relacionada à redução dos níveis de colesterol “ruim” (LDL) e geralmente vem de fontes vegetais e peixes.

“As gorduras insaturadas são divididas em poli-insaturadas, onde o ômega 3 tem destaque, e as monoinsaturadas, com destaque para o azeite. Ambas também possuem propriedades anti-inflamatórias”, explica Carolina.

Alimentos fontes de gorduras boas

É possível ter uma dieta rica em gorduras boas consumindo os seguintes alimentos no dia a dia:

Oleaginosas: castanha de caju, macadâmia, castanha do Pará e nozes.

Sementes:chia, linhaça, girassol

Peixes de água fria: salmão, cavala, arenque, atum, sardinha

Frutas: abacate e avocado

Alimentos como castanha de caju, castanha do Pará e nozes são fontes de gorduras boas

Qual tipo de gordura é ruim?

Os tipos de gordura menos saudáveis são as gorduras saturadas e trans. O primeiro tipo é o mais prejudicial para o consumo humano e o segundo também faz mal porque é produzido industrialmente por reações químicas.

“As gorduras saturadas são muito encontradas em produtos de origem animal. Funcionam de maneira oposta às gorduras insaturadas já que aumentam os níveis de LDL podendo causar problemas cardiovasculares. Já as gorduras trans são muito comuns em alimentos industrializados e também está relacionada ao aumento dos níveis do colesterol ruim, problemas cardiovasculares e hipertensão”, alerta a nutricionista.

Alimentos fontes de gorduras ruins

“O problema está no consumo excessivo de alimentos com gorduras saturadas e trans. Bem distribuídos ao longo do dia não haverá problema”, explica a especialista.

Fontes de gordura saturada: carnes bovinas gordas, queijos amarelos, creme de leite, manteiga, leite integral, bacon, pele de frango.

Fontes de gordura trans: no geral são produtos industrializados como margarina, sorvetes, salgadinhos, bolachas recheadas e molhos prontos.

Qual é a melhor gordura para cozinhar?

Quando o assunto é gordura também há dúvidas sobre o que usar na hora de cozinhar. A nutricionista explica que o melhor óleo para essa tarefa é o azeite de oliva, por ser rico em gorduras monoinsaturadas, e faz um alerta sobre o uso da banha de porco na cozinha.

“A banha de porco é uma gordura saturada. Além disso, os antibióticos consumidos pelos animais criados em larga escala ficam concentrados na gordura deles”, alerta Carolina.

Cuidado com o excesso de gorduras boas

É preciso ter cuidado até na hora de comer gorduras insaturadas. Nada em excesso faz bem e o exagero pode até aumentar alguns quilos na balança.

“As gorduras são moléculas grandes e mais calóricas que os outros macronutrientes, como carboidratos e proteínas. Enquanto 1g de carboidratos e proteínas fornece ao organismo 4Kcal, 1g de gordura fornece 9Kcal. Assim, o excesso de gorduras boas pode facilitar o ganho de peso”, explica Carolina Bove.

Veja também

Pão não é vilão da dieta! Nutri explica como comer sem culpa e alerta: ‘Terrorismo nutricional’

Como escolher o melhor azeite? Veja as dicas de ouro do TudoGostoso

Temas relacionados