
Com pequenas mudanças de hábitos, é possível obter grande resultados na redução do colesterol ruim (Foto: Shutterstock)
O controle do colesterol está entre os principais interesses de quem busca uma alimentação mais saudável para evitar doenças cardiovasculares. Muitos especialistas dão dicas de alimentos benéficos e alertam sobre os maiores inimigos do coração.
O colesterol LDL, conhecido como colesterol "ruim", é o mais temido. Isso porque é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e crônicas. Por isso, os cardiologistas aconselham passar longe de alimentos específicos.
Prevenir o aumento do LDL e, principalmente, reduzir os seus níveis quando estão elevados, é essencial para a saúde do coração. Mas não basta se preocupar apenas com a dieta.
Alguns hábitos combinados à alimentação equilibrada são necessários para o controle lipídico. Saiba quais são eles!
O que você precisa fazer para reduzir o colesterol ruim
Para quem convive com os níveis de colesterol LDL alto, sabe que alguns hábitos precisam ser melhorados. Em alguns casos, o uso de medicamentos com orientação médica é necessário, mas mesmo assim os profissionais de saúde alertam sobre os cuidados que devem ser tomados paralelamente.
Se você sofre com esse problema ou tem casos na família, o melhor caminho é começar a se cuidar o quanto antes para evitar a evolução da doença e casos mais graves no futuro, como infartos e derrames.
Saiba quais são as medidas benéficas para manter a saúde cardiovascular em dia com o controle do colesterol ruim.
Quais alimentos comer para reduzir o colesterol
Sua dieta precisa ser rica em nutrientes que atuam na redução dos níveis de colesterol LDL. Isso significa alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais; os alimentos que contêm gorduras boas, como nos peixes gordurosos, abacates, azeite de oliva extravirgem e nozes, dentre outros.
Pratique exercícios físicos para controlar o colesterol ruim
A prática de atividades físicas regularmente é outro importante aliado no controle do colesterol ruim. Desde exercícios como como caminhada, corrida, ciclismo a natação, os treinos aeróbicos são realmente eficazes para regular os níveis de colesterol.
Excesso do peso é um dos principais fatores do aumento do colesterol
Pessoas com sobrepeso e obesidade devem ter mais urgência na perda do excesso de peso porque esse é um dos principais responsáveis pelo aumento do colesterol ruim. Buscar uma dieta equilibrada e incluir o hábito de exercícios físicos, vai contricuir para o alcance de um peso saudável.
Controle do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas
O cigarro também é responsável por aumentar o colesterol LDL, além de diminuir o colesterol bom (HDL). Isso porque ele causa danos nos vasos sanguíneos, causando estreitamento das artérias, inflamação e até placas de gordura. O consumo elevado de bebidas alcoólicas também contribui para o aumento do colesterol ruim.
Veja mais!
Esse queijo cremoso é aprovado para pessoas com colesterol alto (mesmo duas vezes ao dia!)
O alimento mais saudável do mundo segundo pesquisadores fornece 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais essenciais