O vinagre de maçã se tornou um dos itens mais versáteis de qualquer despensa, seja como um ótimo ingrediente para molhos e ensopados, até mesmo como um surpreendente item de limpeza. Mas o nosso objetivo aqui é destacar a sua reputação como fonte de propriedades medicinais.
Esse líquido de sabor azedo tem se popularizado por vários motivos, dentre eles por acelerar a perda de peso, reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue, além de aumentar a energia.
Mas será que todas essas alegações são respaldadas pela ciência? Dois especialistas em nutrição analisaram os possíveis benefícios do vinagre de maçã e revelaram o que é verdade ao site Fortune. Confira!
Os benefícios do vinagre de maçã para a saúde
O vinagre de maçã tem propriedades saudáveis, que se devem em grande parte ao seu teor de ácido acético. "Ele é um metabólito realmente importante para o corpo e a única fonte dietética de ácido acético é o vinagre", explica Carol Johnston, professora de nutrição da Universidade Estadual do Arizona.
No entanto, essa fama de "cura para tudo" não é sustentada pela ciência, afirma: "Não temos evidências que sustentem muitas das alegações."
Segundo a Fortune destaca, a especialista estuda o vinagre, e não apenas a variedade de cidra de maçã, há décadas.
Como o vinagre de maçã influencia na perda de peso
Alguns estudos sugerem que o vinagre de maçã pode estimular a perda de peso ao aumentar a sensação de saciedade, mas isso significa uma mudança pequena das medidas.
"Se você já estiver implementando mudanças na dieta e no estilo de vida, o vinagre de maçã pode ajudar a dar uma pequena vantagem com o controle da fome", explica a a nutricionista Kristine Dilley.
As evidências científicas, no entanto, não indicam que seja uma "solução mágica para estimular a perda de peso por si só", acrescenta ela.
O vinagre de maçã e o controle do açúcar no sangue
A evidência mais robusta diz respeito aos efeitos do vinagre de maçã sobre o açúcar no sangue, afirma Johnston.
Em uma revisão de 2021 de nove estudos publicada na BMC Complementary Medicine and Therapies, o vinagre de maçã reduziu o açúcar no sangue em jejum e em pessoas com diabetes tipo 2. E também reduziu o colesterol total.
É provável que reduza o açúcar no sangue por três mecanismos envolvidos, im deles é retardar o esvaziamento do estômago após uma refeição, atrasando o movimento da glicose (açúcar) para a corrente sanguínea.
O segundo é o bloqueio da decomposição do amido em glicose. E o terceiro é o aumento da quantidade de glicose que as células musculares absorvem. "O resultado é que você tem menos glicose no sangue", diz Johnston.
Quais os benefícios potenciais do vinagre de maçã pela ciência
Algumas aplicações em potencial sobre o vinagre de maçã são intrigantes, mas a pesquisa ainda é preliminar. O vinagre pode ter uma função futura no tratamento da depressão, por exemplo, devido aos seus efeitos no metabolismo cerebral.
É também uma boa fonte de polifenóis, antioxidantes de origem vegetal com propriedades anti-inflamatórias.
Segundo a professora de nutrição, o vinagre não precisa ser de cidra de maçã. Qualquer tipo com uma concentração de pelo menos 5% de ácido acético deve oferecer os mesmos benefícios, inclusive o vinho tinto e o vinagre balsâmico.
Essa é a quantidade de vinagre de maçã que você deve tomar
A recomendação dos especialistas é o consumo de uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã diariamente - e não mais do que quatro colheres de sopa no total para alcançar melhores efeitos benéficos.
"A maneira mais fácil e segura de consumir o vinagre de sidra de maçã é incorporá-lo à sua dieta diária, acrescentando-o aos alimentos que você já consome", sugere Dilley.
Uma boa opção é adicioná-lo como complemento para molhos de salada, marinadas para frango ou peixe, legumes em conserva, sopas e ensopados.
Os riscos de consumir o vinagre de maçã puro
Para tomar o vinagre de maçã puro, Dilley orienta diluí-lo com 250 ml de água, por ser altamente ácido. Bebê-lo puro, como uma "dose" (como muita gente consome o azeite em jejum), pode irritar o revestimento da boca ou danificar o esmalte dos dentes.
A especialista não recomenda o uso de cápsulas ou gomas de vinagre de cidra de maçã, que não são regulamentadas pela FDA. Esses suplementos podem não conter a quantidade de vinagre indicada no rótulo.
Ela aconselha consultar o seu médico antes de tomar o vinagre de maçã, pois ele pode interagir com determinados medicamentos, especialmente os que reduzem o açúcar no sangue ou o potássio.
Veja mais!
Benefícios do vinagre de maçã orgânico: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere 1 colher por dia do jeito certo
O vinagre de maçã pode reduzir o apetite e ajudar a emagrecer? Cientista de Harvard responde!