O vinagre de maçã é um ingrediente versátil que pode ser aproveitado de diversas maneiras. Ele é feito a partir do suco de maçã fermentado e, além de adicionar um sabor especial aos pratos, também oferece muitos benefícios à saúde, principalmente para o trato gastrointestinal. Mas as vantagens de consumir esse vinagre não param por aí. Rico em antioxidantes, ele possui propriedades probióticas, anti-inflamatórias e ainda contribui para a perda de peso.
Veja a seguir os principais benefícios do vinagre de maçã e como incluí-lo na sua alimentação de maneira saudável.
Vinagre de maçã: benefícios do ingrediente incluem ação antioxidante e probiótica
O vinagre de maçã é conhecido por ser rico em substâncias que regulam a acidez do estômago. Por isso, o ingrediente oferece diversos benefícios digestivos, como aliviar os sintomas de refluxo gastroesofágico, azia e a sensação de queimação. Estudos também indicam que o consumo do vinagre de maçã pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
O vinagre de maçã ainda tem ação prebiótica que ajuda a manter a microbiota do intestino forte e saudável. O consumo do ingrediente ajuda a deixar o ambiente intestinal em equilíbrio. Seus antioxidantes também auxiliam na saúde do coração. Além de combater os radicais livres e o estresse oxidativo no corpo, essas substâncias reduzem o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Por fim, o vinagre de maçã é rico em ácidos, como lático, málico, gálico e cítrico. Todos esses compostos ajudam a reduzir o teor de gordura no fígado e, consequentemente, previnem o desenvolvimento de doenças hepáticas.
Para que serve o vinagre de maçã na culinária?
O vinagre de maçã tem diversas utilidades na cozinha. Ele pode ser usado para temperar saladas verdes, preparar marinadas e molhos e refogar legumes. O ingrediente também serve para deglaçar a panela após o cozimento de carnes, peixe ou frango.
Outra dica é diluir uma colher de chá de vinagre de maçã em vitaminas, sucos e smoothies. Além de dar um toque de sabor, o ingrediente também deixa as bebidas mais nutritivas e ricas em antioxidantes.
Efeitos colaterais do vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode ser consumido diariamente, desde que seja em quantidades moderadas. O consumo em excesso tende a causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, irritação na garganta, refluxo, dor no estômago e enfraquecimento do esmalte dentário. Portanto, o ideal é consumir, no máximo, 2 colheres de sopa diluídas por dia.
Pessoas com problemas renais não devam consumir o vinagre de maçã. Os rins costumam ter dificuldade para processar alguns dos ácidos presentes no ingrediente. O consumo do ingrediente, neste caso, pode sobrecarregar o órgão e agravar o quadro de saúde.
Como tomar vinagre de maçã para emagrecer?
O vinagre de maçã contém compostos que dificultam a absorção de carboidratos no intestino. O ingrediente também é rico em fibras, como a pectina, que retardam o esvaziamento gástrico e prolongam a sensação de saciedade, o que ajuda a controlar a fome ao longo do dia. Por isso, muitas pessoas gostam de tomar água com vinagre de maçã em jejum para emagrecer.
De fato, o vinagre de maçã pode auxiliar na perda de peso. Para isso, basta diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 100 a 200 ml de água e tomar tudo em jejum. Mas é importante ressaltar que o efeito emagrecedor da mistura só funciona se você também manter um estilo de vida saudável, o que inclui adoção de uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Portanto, só tomar água com vinagre de maçã não é o suficiente para te ajudar a emagrecer.
Veja também:
Benefícios do vinagre de maçã orgânico: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere 1 colher por dia do jeito certo
Benefícios de tomar limão de manhã: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere meia fruta por dia