• Entrar
  • Cadastrar
Esse truque de cozinha vai mudar a sua vida e você só precisa de água fervente!

Com essa técnica você vai acentuar o sabor dos seus alimentos e ainda vai ter um ganho de praticidade na cozinha.

Truque simples e prático para dar mais sabor à comida (Foto: Shutterstock).

Você também ama descobrir umas dicas de culinária que mudam completamente o seu olhar sobre determinados preparos? Se esse é o seu caso, então espere para descobrir o truque mais simples e prático que fará toda a diferença na sua vida a partir de agora.

A única coisa necessária nessa técnica é um pouco de água fervente. E, claro, saber o que significa o termo deglaçar, ou deglacear, tanto faz! Isso porque você vai deglaçar a sua frigideira, entendeu?

O que é deglaçar ou deglacear?

Se você não tem o hábito de deglacear uma panela, então já deve ter desperdiçado muitos sabores incríveis. Essa técnica nada mais é do que diluir e transformar em um caldo os restos de alimentos que ficam grudados em uma assadeira ou panela.

Sabe quando você prepara as carnes nas festas de fim de ano e as panelas e assadeiras ficam com as sobras dos preparos grudados?

É aí que você vai deglaçar a panela: que pode ser com vinho, água ou até mesmo com manteiga. O objetivo é desprender esses restos que ficam grudados no fundo e aproveitá-los para criar um molho que acompanha a receita.

Quando fazer a deglaçagem?

Como já foi dito, ao deglaçar uma panela, você tem em suas mãos uma das formas mais simples e rápidas de acrescentar um molho cheio de sabor a uma carne grelhada ou assada, por exemplo. Com essa técnica culinária, você vai acentuar o sabor graças ao caldo preparado com os alimentos do fundo da panela, da assadeira ou da frigideira.

É possível deglaçar uma panela caso ela tenha sido utilizada para o preparo de uma carne, peixe ou frango. As carnes devem ter sido assadas ou grelhadas em uma temperatura alta até que a parte externa caramelize e os pequenos pedaços de proteína fiquem incrustados no fundo da panela.

Saiba como deglaçar sua frigideira com água fervente

Não tem segredo. Basicamente, você só precisa refogar a cebola, o alho e outros temperos da sua preferência e, em seguida, despejar um pouco de água fervente. O truque aqui é mexer os ingredientes com a água fervente vigorosamente.

Esse processo vai extrair todo o sabor caramelizado do fundo da panela. Mas ainda tem um outro ponto positivo que qualquer pessoa que cozinha ama: esse simples movimento da água quente com os temperos ainda vai deixar a sua panela impecável quando for lavar. E você não vai levar mais do que 5 segundos!

Nunca use panela antiaderente para glacear

Atenção para a realização dessa técnica em panelas com revestimento antiaderente, também conhecidas como panelas de Teflon. Isso porque não é recomendado para a deglaçagem, uma vez que nenhum pedaço da proteína vai ficar grudada nesse tipo de material. Nesse caso, o tipo de panela recomendo é de ferro ou de aço inoxidável.

Veja mais:

Não perca essa lista de truques de cozinha para facilitar a vida de todo mundo no dia a dia.

Redução de molho: descubra o que é e como fazer em casa de forma fácil.

Temas relacionados