• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do vinagre de maçã orgânico: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere 1 colher por dia do jeito certo

Quer mais nutrientes em sua alimentação? Então aposte em adicionar uma colher de vinagre aos seus dias!

Experimente incluir o vinagre no seu dia a dia! (Créditos: Shutterstock)

O consumo diário de vinagre de maçã orgânico possui uma variedade de benefícios para a saúde, assim como o limão. Além de dar um toque extra na comida pelo seu sabor ácido, bem característico. Se você está em busca de uma qualidade de vida melhor, acrescente o vinagre em sua alimentação saudável. Veja todos os pontos positivos que esse ingrediente pode agregar! Confira agora no TudoGostoso!

Qual o jeito certo de consumir o vinagre?

O consumo de vinagre pode ser benéfico quando feito de maneira moderada e incorporado de forma saudável à dieta. A quantidade recomendada é de uma colher (sopa) por dia. Use o vinagre para incrementar molhos para saladas, em marinadas para carnes, peixes ou vegetais. Isso serve para adicionar mais sabor, enquanto também é nutritivo. Você também pode misturar uma colher de vinagre em 300 mL de água e consumir minutos antes das refeições para abrir o apetite.

Vinagre ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso por ter compostos que agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino. Outro composto desse alimento é a pectina, substância que promove a sensação de saciedade e reduz a fome. Além disso, sua composição é rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso contribui para a eliminação de gordura no organismo.

Melhore a digestão usando vinagre

Ele é ainda um aliado do tratamento do refluxo. Por incrível que pareça, mesmo sendo rico em ácidos, o vinagre de maçã pode ajudar a regular a produção da acidez estomacal, atuando no alívio da azia e na sensação de queimação. Para usufruir desse benefício, recomenda-se a ingestão de uma colher de sopa de vinagre diluída em 300 ml de água. Caso contrário, há chance de que o efeito seja reverso. Ele contém o ácido acético e o clorogênico, que contribuem para uma digestão mais eficiente e sem aqueles desconfortos que podemos sentir.

Vinagre estabiliza os níveis de açúcar

Algumas pesquisas sugerem que o vinagre de maçã pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Isso pode ser especialmente relevante para pessoas com diabetes tipo 2, por promover a estabilidade. O ácido acético, também presente no vinagre, pode inibir a produção de glicose pelo fígado.

Tenha um coração saudável com o vinagre

Alguns estudos indicam que o vinagre de maçã pode ter efeitos benéficos sobre fatores de risco cardiovascular, como o colesterol e a pressão arterial ao relaxar as paredes dos vasos sanguíneos. O vinagre contém antioxidantes, como os polifenóis, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo no corpo. Ele é bem prejudicial e está associado a danos nas células, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Contraindicações do vinagre

Embora o vinagre possa oferecer benefícios à saúde, seu consumo deve ser moderado. Consumir grandes quantidades de vinagre pode causar efeitos colaterais, como irritação gastrointestinal e danos ao esmalte dos dentes, já que ele é uma substância ácida. Além disso, nem todas as pessoas podem se beneficiar igualmente do consumo de vinagre, e algumas condições de saúde podem ser agravadas pelo seu uso. Antes de adicioná-lo em sua dieta diária, é aconselhável consultar um profissional de saúde.


Veja mais

Manteiga ou margarina: especialista explica qual das gorduras é um VENENO pro seu intestino
Cúrcuma: 3 erros que a maioria das pessoas comete e acaba perdendo TODOS os benefícios dessa raiz poderosa
Cacau no horário nobre: 5 benefícios POUCO conhecidos do fruto que vai bombar na nova novela da TV Globo

Temas relacionados