• Entrar
  • Cadastrar
10 pequenos hábitos que você pode fazer todos os dias para perder muito peso

Grandes mudanças podem acontecer através de pequenos hábitos cotidianos: confira uma dezena de alguns capazes a te fazer perder peso e medidas!

Ao fazer esses 10 hábitos simples, você aumenta suas chances de emagrecer

Emagrecer em 2024 é uma de suas metas para o começo deste ano? Além de ter uma dieta mais saudável, inserindo mais verduras, hortaliças e frutas, é importante rever alguns hábitos se você quer perder peso e medidas.

E que tal, ao invés de fazer mudanças drásticas e que podem ser difíceis de serem mantidas, optar por hábitos simples e fáceis de serem incluídos na rotina. Confira abaixo uma lista completa com 10 passos fáceis de seguir!

1 - Comece o dia com um café da manhã saudável

Incluir no café da manhã uma mistura equilibrada de proteínas, grãos integrais e frutas dá aquele pontapé inicial ao seu metabolismo e fornece energia para conter aqueles impulsos por comida no meio da manhã.

2 - Permanecer hidratada ao longo do dia

Pesquisas recentes apontam que beber água antes das refeições pode aumentar a sensação de saciedade e, assim, reduzir a ingestão de calorias. Além disso, beber bastante água ao longo do dia também auxilia no processo de digestão.

3 - Priorize as proteínas em sua dieta

Diferentes estudos relacionam a ingestão de alimentos ricos em proteínas a um metabolismo mais estimulado e à redução da fome, além de garantir a preservação de massa muscular magra durante a perda de peso.

4 - Coma mais fibras

A fibra é uma potência para quem está no processo de perda de peso. Quando ingeridas, elas retardam a velocidade com que os alimentos se movem pelo trato digestivo e dessa maneira ajudam a mantê-lo satisfeito por mais tempo.

5 - Mantenha uma rotina ativa fora da academia

Além de manter uma rotina de treinos e esportes, é importante realizar atividades físicas "espontâneas", fora do exercício regular. Nesse sentido, uma boa opção pode ser um relógio inteligente com o qual você consiga controlar, por exemplo, a contagem média diária de passos.

6 - Faça meia hora diária de exercícios

Diferentes organizações de saúde mundiais apontam que cerca de 30 minutos de exercícios moderados a intensos são fundamentais para uma vida saudável: é importante também um exercício ou atividade física que seja divertido e manejável para que você possa ter consistência nos treinos.

7 - Anote sua alimentação

Essa prática diária simples aumenta a consciência de seus hábitos alimentares, facilitando a identificação do que pode ser melhorado. Com o passar do tempo, o registro do que você come ao longo do dia pode ajudar a saber mais sobre a composição dos macronutrientes, a carga calórica ao longo do dia e o tamanho das porções e, assim, ajudá-lo a tomar decisões acertadas sobre sua dieta.

8 - Mantenha uma rotina de sono regular

Nenhum dos itens acima vai fazer sentido caso você não esteja com o sono em dia: uma rotina irregular ao dormir afeta negativamente os hormônios que regulam o apetite, ocasionando um aumento do desejo por alimentos não saudáveis e possível ganho de peso.

9 - Atacar a geladeira de madrugada

Fazer lanches tarde da noite ou de madrugada podem sabotar seus esforços de perda de peso: estudos associam esse hábito à uma oxidação de gordura, levando ao ganho de peso. É importante estabelecer um horário limite para comer à noite para que seu corpo tenha tempo suficiente para fazer a digestão antes de dormir.

10 - Ter uma comunidade de apoio

Compartilhe determinados hábitos diários e também algumas metas de perda de peso com um amigo ou membro da família pode aumentar sua motivação fazendo crescer a probabilidade de você manter seus hábitos saudáveis.

Marcar de ir às compras com um amigo com objetivos semelhantes é outra ideia fácil e que pode deixar sua rotina e dieta mais divertida. Que tal aproveitar o primeiro mês do ano para colocar todos esses 10 pequenos hábitos em prática?

Veja mais:

- Estudo brasileiro revela como parte 'secreta' de ingrediente comum ajuda a queimar gordura;

- Consuma até 26% menos calorias durante o dia: pesquisa revela quais adaptações fazer na rotina para perder peso.

Temas relacionados