A abóbora é um ingrediente queridinho na culinária brasileira: ela está presente em pratos salgados e doces saborosos. E você sabia que até mesmo uma parte “secreta” desse fruto pode ter papel importante em uma dieta de emagrecimento?
Foi o que comprovou uma pesquisa recente realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As descobertas deste estudo relacionam a semente de abóbora, em farinha, à queima de gordura e melhora no perfil lipídico: os resultados foram publicados no International Journal of Cardiovascular Sciences, considerado o jornal oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Como aconteceu o estudo que associa semente de abóbora à queima de gordura?
A pesquisa da entidade federal levou três meses e envolveu um grupo de cem mulheres com obesidade dividido em duas subdivisões: apesar de ambas estarem submetidas a uma dieta de pouco calórica, um dos grupos recebeu diariamente um sachê com 20 gramas de farinha de semente de abóbora, o equivalente a duas colheres de sopa e meia. A outra metade recebia um sachê com placebo, isto é, uma preparação neutra e sem efeitos farmacológicos.
Durante os 90 dias, todas as participantes coletaram dados como percentual de composição corporal, níveis de glicemia, colesterol, triglicérides, pressão arterial, razão cintura-quadril e outros.
Ao final do estudo, os dois grupos haviam perdido medidas, no entanto, destacavam-se mais benefícios naquele que havia ingerido diariamente a farinha de semente de abóbora: redução em maior percentual da circunferência do pescoço, perda maior dos níveis de gordura corporal e uma queda nas taxas de triglicérides e insulina.
Qual sabor da semente de abóbora? Cardiologista responsável por estudo revela!
Além desses benefícios, a resistência à insulina dos pacientes também melhorou, o que indica uma relação promissora desse alimento na prevenção de doenças cardiovasculares. Uma das responsáveis pelo estudo, a cardiologista Glaucia Maria Moraes de Oliveira apontou: “A farinha de semente de abóbora é rica em fibras e ácidos graxos essenciais que ajudam a perder peso e reduzem o risco cardiometabólico”.
E para quem está receoso de incluir esse ingrediente “secreto” na dieta, a médica compara seu sabor com um de um velho conhecido. “A semente costuma ser considerada lixo, mas pode fazer parte de uma alimentação saudável e tem um gosto que lembra o do amendoim”, explica a especialista.
Veja mais:
- Quantas cervejas você precisa beber para ganhar 1kg de gordura? Nutri responde e número é IMPRESSIONANTE!