• Entrar
  • Cadastrar
Farinha de sementes de abóbora ajuda na saúde do coração! Saiba quanto você deve ingerir por dia

Você já deve conhecer os benefícios das sementes de abóbora, mas agora vai querer preparar todas as suas receitas com a versão em farinha.

Pesquisa aponta os efeitos da farinha de semente de abóbora na saúde cardiovascular (Foto: Shutterstock)

As sementes de abóbora estão conquistando cada vez mais o paladar de quem busca uma alimentação saudável. Rica em nutrientes e importante aliada do controle de peso, essa opção de semente aparece em várias versões criativas e saborosas nos preparos culinários: você já testou a receita de snack crocante com sementes de abóbora? Não perca a chance!

É possível reaproveitar as sementes de abóbora em várias receitas e tirar proveito das suas propriedades antioxidades, anti-inflamatórias e muito mais. Mas além disso, por acaso você conhece o poder da farinha de semente de abóbora? Se não, descubra o que você está perdendo!

Pesquisa aponta benefícios da farinha de semente de abóbora para a saúde cardiovascular

Segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o consumo diário da farinha de semente de abóbora, dentro de um plano alimentar saudável, melhora a glicemia e o perfil lipídico. O artigo sobre o estudo foi publicado no International Journal of Cardiovascular Sciences, periódico da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Durante 3 meses, 100 mulheres com obesidade foram submetidas a uma dieta de baixas calorias. Elas foram divididas em dois grupos: metade recebeu um sachê com 20 gramas diárias de farinha de semente de abóbora para consumir nas refeições e a outra metade ganhou a mesma quantidade contendo um placebo.

A cada mês, elas foram avaliadas para a coleta de dados: composição corporal, razão cintura-quadril, níveis de glicemia, colesterol, triglicérides, pressão arterial, entre outros.

No final dos 3 meses, todas perderam peso. Mas as que ingeriram farinha de semente de abóbora na dieta apresentaram maior redução na circunferência do pescoço, maior perda de gordura corporal e diminuição nos índices de triglicérides e insulina.

Farinha de sementes de abóbora e a prevenção de doenças cardiovasculares

Outro fator de destaque no resultado do estudo é que no grupo que consumiu a farinha de sementes de abóbora foi percebida uma melhora na avaliação da resistência à insulina, ou seja, um efeito benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares.

"A farinha de semente de abóbora é rica em fibras e ácidos graxos essenciais que ajudam a perder peso e reduzem o risco cardiometabólico”, diz a cardiologista Glaucia Maria Moraes de Oliveira, uma das autoras do trabalho.

De acordo com a nutricionista Fabiana Fiuza Teixeira, do Hospital Israelita Albert Einstein, o ingrediente também contém vitaminas antioxidantes que atuam no controle da fome e saciedade, além de oferecer proteção cardiovascular.

"Por isso, o consumo de farinhas de sementes, como a de abóbora, pode ser um parceiro na dieta para reduzir peso e controlar índices glicêmicos e de absorção de gorduras", ressalta a nutricionista.

Qual a quantidade ideal para aproveitar os benefícios da farinha de semente de abóbora

Os especialistas explicam que para aproveitar os benefícios desse nutriente, adicionar duas colheres de sopa dessa farinha ao cardápio diário é o suficiente, seja em saladas ou nas frutas, por exemplo. É possível comprar pronta ou até preparar em casa, secando-a no forno (sem torrar) e, em seguida, triturando-a no liquidificador.

"A semente costuma ser considerada lixo, mas pode fazer parte de uma alimentação saudável e tem um gosto que lembra o do amendoim", explica a cardiologista da UFRJ.

"Para combater a obesidade e as doenças associadas, é preciso adotar uma dieta saudável, com o mínimo de alimentos ultraprocessados, e associar com atividade física. Não há mágica", reforça.

Veja mais!

Como torrar semente de abóbora: faça um petisco delicioso.

Semente de linhaça: detalhe na forma de consumir é decisivo para usufruir benefícios e desinflamação.

Temas relacionados