• Entrar
  • Cadastrar
Saiba como aproveitar todas as partes da abóbora incluindo casca e sementes

A abóbora é um alimento repleto de benefícios que não se restringem apenas à polpa. Veja como inovar na hora de utilizar todas as partes da abóbora!

Experimente ir além da polpa da abóbora e adicione esse alimento em sua alimentação. (Créditos: Shutterstock)

Não faltam receitas com abóbora no TudoGostoso, mas você sabe como usar cada parte desse alimento? Com uma coloração que atrai a atenção de todos, a abóbora possui diversos benefícios e que você pode estar desperdiçando por não fazer o consumo da maneira correta. Existem várias maneiras de aproveitar todas as partes da abóbora! Confira agora!


Polpa

A polpa da abóbora é a parte mais usada no preparo dos mais diversos pratos, como sopas, purês, assados, risotos, saladas e até mesmo em sobremesas como tortas, bolos e no famoso doce de abóbora. Geralmente, ela deve ser cozida para amolecer e ficar mais maleável e agradável na hora de comer. Ela pode ser usada na cozinha desde o pão de abóbora até ao suco de abóbora.


Sementes

As sementes de abóbora podem ser torradas e consumidas como um snack crocante, em sopas, em saladas e até mesmo trituradas em um smoothie de frutas. Basta limpá-las, secá-las e temperá-las com sal, pimenta, ou outros temperos de sua preferência antes de assar no forno. Elas possuem excelentes benefícios para a memória e são ricas em magnésio.


Cascas

As cascas de abóbora podem ser transformadas em chips crocantes. Basta cortá-las em fatias finas, temperar com azeite, sal e outros temperos de sua escolha. Asse as tiras de casca em uma assadeira em forno médio até que fiquem crocantes. Você também pode cortar a casca em pedaços menores e adicioná-los a sopas, refogados ou fazer um bolo de casca de abóbora. Mas essa parte vai além da cozinha! Se você não quiser consumir as cascas, pode utilizá-las para compostagem. Elas são ricas em nutrientes e ajudam a fertilizar o solo, sendo ótimas para quem possui uma horta caseira.


Flores

Alguns tipos de abóbora possuem flores, então não estranhe se você se deparar com uma. Além de muito charmosas, elas também são comestíveis! As flores de abóbora podem ser recheadas com queijo, ervas ou outros recheios de sua escolha, empanadas e fritas até ficarem crocantes. Elas possuem uma delicadeza que é ótima para decorar pratos, principalmente as saladas.


Folhas

As folhas podem ser cozidas e consumidas como verduras. Elas são ricas em nutrientes e têm um sabor semelhante ao das folhas de espinafre. As folhas de abóbora podem servir para rechear rolinhos primavera. Fica uma delícia!


Veja mais

Nem chá de camomila, nem cápsula de melatonina: coma essa fruta antes de deitar e durma mais que a Bela Adormecida
É possível fazer batata frita saudável? Nutricionista detalha a questão e você decide se deve comer a sua batatinha frita
4 maneiras espantosas de usar uma cabeça inteira de alface sem fazer salada

Temas relacionados