• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da semente de abóbora para a memória: turbine o cérebro com essa receita deliciosa de petisco ou granola saudável

Essa é para não se esquecer: comer semente de abóbora é ótima para manter a sua mente afiada

A semente de abóbora é um aliado da mente saudável (Créditos: Shutterstock)

Cuidar bem dos neurônios do seu cérebro é se preparar para o futuro e preservar o seu passado. A memória é importante tanto para lembrar tudo que precisava no mercado quanto para sempre poder voltar àquela história da sua infância. Mas conforme o tempo passa a nossa mente se desgasta e passamos a esquecer mais do que gostaríamos.

Para manter a mente saudável e turbinar a memória, uma alimentação saudável cai muito bem. Todo mundo pensa que peixe é o melhor alimento para cuidar do cérebro, mas ele não é o único poderoso nesse assunto. A semente de abóbora tem benefícios capazes de deixar a sua memória afiada e sua mente na melhor saúde. Descubra no TudoGostoso os efeitos positivos da semente de abóbora no seu cérebro e como incluir no cardápio.

Por que a semente de abóbora é boa para a memória?

A semente de abóbora é boa para a memória porque ela ajuda a preservar as células do cérebro, graças principalmente aos seus poderosos antioxidantes como os carotenóides. Os antioxidantes são protetores naturais das nossas células porque eles combatem os radicais livres que surgem de aditivos das comidas, da poluição e do estresse. Isso beneficia todo o corpo, e no caso do cérebro é uma maneira de tentar evitar o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Alzheimer.

E tem mais. A semente de abóbora é rica em ômega 3, o mesmo componente famoso dos peixes, que melhora as atividades cognitivas e, por consequência, a memória. O magnésio e o triptofano presentes nesse ingrediente são outros benefícios para o nosso cérebro. Essas substâncias atuam na liberação de hormônios essenciais para enfrentar o estresse, para melhorar a qualidade do sono e para estimular a memória.

Quais são os outros benefícios da semente de abóbora?

A semente de abóbora tem mais benefícios do que você imagina. Ela tem vitaminas A, E e do complexo B, potássio, ferro, cálcio, fibras e “outros ômegas” menos famosos como ômega 6, 7 e 9. Ela é menoscalórica do que outras sementes do bem, com 54 g calorias sendo 18 g delas compostas de fibras que ajudam na digestão. Seus nutrientes ajudam a baixar a glicose no sangue e a melhorar a saúde do coração. Por causa do ferro, é bom para combater a anemia e seus anti-inflamatórios enfrentam, tratam e previnem doenças.

Como consumir sementes de abóbora?

A semente de abóbora pode ser incluída na alimentação em vários formatos e receitas. Quando estão secas e inteiras, você pode colocar direto na salada ou dentro de uma sopa, ou até no bobó de camarão com abóbora. Ela também pode ser um ótimo petisco com um pouco de tempero como sal ou gengibre. Experimente fazer um snack de semente de abóbora rápido passando na frigideira com azeite.

Se não gostar das sementes de abóbora inteiras, você pode triturar antes de colocar nas receitas. Fica bom como uma granola caseira, no iogurte ou no smoothie de frutas. Dica: se tiver um bom processador de alimentos, pode triturar até virar uma farinha de sementes de abóbora para pães e bolos.

Veja mais:
É verdade que peixe é bom pra memória? Descubra se vale a pena incluir esse alimento no cardápio
Aprenda como REAPROVEITAR as sementes de abóbora preparando receitas deliciosas
Doce de abóbora na panela de pressão: o jeito mais fácil de fazer essa sobremesa tão tradicional!

Temas relacionados