Alguns alimentos consumidos pouco antes de dormir podem interferir no seu sono. Até opções consideradas leves e importantes fontes de nutrientes podem não ser uma boa opção como ceia noturna, isso porque são capazes de interferir de alguma forma no processo digestivo. Quando a digestão fica mais lenta, chegar à etapa do sono profundo é mais demorado.
Uma boa noite de sono é um ganho importante para todos os seres humanos, até porque é uma das necessidades básicas e é o momento em que as energias são renovadas. Por isso, se preparar para o momento de dormir é tão importante.
Procure fazer refeições mais leves à noite para não interferir no sono
De acordo com a nutricionista Carrie Gabriel, que atende em Los Angeles, as escolhas dos alimentos devem ser bem pensadas no lanche da noite. Refeições longas e pesadas podem comprometer a digestão, gerando azia e refluxo.
"Idealmente, uma refeição antes de dormir deve ser menor do que aquela durante as partes mais ativas do dia", explica a especialista. Em conjunto com outros especialistas, a nutricionista reuniu os 7 alimentos que podem atrapalhar a qualidade do sono.
Veja lista de 7 alimentos que precisam ser evitados antes de dormir
Saiba quais são os alimentos que precisam de evitados antes de dormir. A nutricionista Carrie Gabriel explica os motivos. O último item da lista vai te surpreender!
Álcool
A ONG americana Sleep Foudantion aponta que um único gole de álcool antes de dormir pode contribuir para acelerar o sono, mas interfere na qualidade: "De acordo com pesquisas, o álcool permite que pessoas saudáveis adormeçam mais rápido e durmam mais profundamente por um tempo, mas reduz o sono REM (movimento rápido dos olhos). E quanto mais você bebe antes de dormir, mais pronunciados são esses efeitos."
Queijo
Estudos mostram que os queijos com o aminoácido triptofano podem até ajudar na hora de dormir, mas nem todos os queijos contêm esse efeito, como cheddar, parmesão e o Gruyère. Eles apresentam grandes quantidades do aminoácido tiramina, que causam aumento da frequência cardíaca: "Experimente um pouco de manteiga de amêndoa em alguns biscoitos."
Tomates e frutas cítricas
Frutas cítricas e tomates são ótimas fontes de nutrientes, mas não são as melhores opções para um bom sono: "Alimentos ácidos podem irritar a mucosa do estômago e elevar os níveis de pH ácido no corpo, provocando indigestão, azia e refluxo ácido, que podem interferir no sono."
Carne vermelha e embutidos
Esses alimentos considerados mais "pesados" costumam ter uma digestão mais lenta, alguns deles podem precisar de até oito horas para serem digeridos. Carnes vermelhas e as processadas alteram hormônios e o ritmo do organismo, causando até refluxo. O sono acaba prejudicado.
Alimentos gordurosos
As frituras e mais comidas gordurosas impactam na digestão e podem atrapalhar uma boa noite de sono porque exigem muito tempo para o organismo realizar a digestão.
Doces e alimentos açucarados
Evitar o açúcar presente nos alimentos antes de ir dormir é necessário porque essa substância ativa a circulação de glicose no sangue causando picos de adrenalina: "Se você sente fome antes de dormir, um carboidrato complexo ou proteína é uma escolha melhor.".
Água
Por mais que a ingestão de água seja muito importante ao longo do dia, o momento que antecede ao horário de dormir não é o mais indicado para manter a hidratação: "Beber demais pode mantê-lo acordado durante a noite devido à necessidade de urinar com frequência, atrapalhando assim o seu descanso."
Veja mais!
Chega de maracujá! Saiba quais alimentos ajudam a dormir melhor.
O que acontece se comer abacate à noite? Efeito influencia no sono e até no emagrecimento.
Por que sentimos sono depois de comer? Saiba mais no TudoGostoso.