• Entrar
  • Cadastrar
8 horas de sono: estudo surpreendente explica quanto dormir e cientista aponta 4 truques simples que vão te ajudar muito!

Pesquisa divulgada em revista científica especializada aponta principal aspecto que atrapalha a qualidade do sono de muitas pessoas. 

8 horas de sono: estudo surpreendente explica quanto dormir e cientista aponta 4 truques simples que vão te ajudar muito!

Descubra qual principal aspecto que influencia a rotina de sono positivamente (Foto: Shutterstock)

A busca por uma qualidade de vida melhor está relacionada também a um aspecto importante que muitas vezes passa despercebido no cotidiano: o sono. E de acordo com um novo estudo publicado na revista Sleep, publicação científica especializada nessa temática, quando se trata de saúde e longevidade a longo prazo, quando você dorme é mais importante do que o quanto você dorme.

A pesquisa analisou dados de sono de mais de 60.000 pessoas e descobriu que aqueles que mantinham um horário regular de sono estavam associados a um risco menor de morte. De modo detalhado, isso significa que, dentre as pessoas que participaram do estudo, aquelas que seguiam padrões de sono consistentes - indo para a cama e levantando em horários semelhantes todos os dias - reduziram o risco de várias mortes prematuras em 20-48%, mortes relacionadas ao câncer em 16-39% e problemas cardíacos ou metabólicos em 22-57%.

"Sempre digo aos meus pacientes que o tempo de sono - especificamente, a consistência do tempo de sono - é tão importante quanto a quantidade de sono", apontou Jade Wu, PhD e psicóloga do sono à revista mexicana “Glamour”. "Todos se concentram nas oito horas, mas se você estiver dormindo oito horas em horários diferentes, não terá todos os benefícios de dormir o suficiente”, acrescentou.

Evite o ‘jet lag’ social do sono: entenda o que é esse termo

Outro aspecto indicado pela especialista que pode ser prejudicial é o chamado “jet lag social”: quando você tem o hábito de ir dormir e acordar em horários muito diferentes ao longo da semana.

"É como voar de Nova York para Los Angeles e voltar todo fim de semana. Essa é a quantidade de jet lag que você está colocando em seu corpo. Ele não prejudica apenas o sono, mas também o metabolismo, a saúde cognitiva e a saúde do coração. Portanto, mesmo que você se exercite, coma bem e durma oito horas, não conseguirá tirar o máximo proveito desses bons comportamentos se o seu sono não for consistente", analisou.

4 hábitos que podem te ajudar a ter uma rotina melhor de sono

1 - Mantenha hábitos relaxantes para a hora de dormir: luzes fracas à noite e uma música de fundo relaxante podem ser bons aliados, bem como uma xícara de chá. Tais hábitos vão fazer seu organismo entender que é hora de desacelerar o ritmo para se preparar para uma boa noite de sono.

2 - Use máscaras de dormir e um pijama confortável: para muitas pessoas, esses dois detalhes podem parecer banais, mas são importantes para ser criado um “ritual” na hora de ir dormir. Ao trocar de roupa por um pijama confortável, ao invés de dormir com aquelas roupas caseiras que você passa o dia, você “prepara” sua mente para dormir.

Do mesmo modo, as máscaras de dormir podem ser fundamentais para te desconectar de qualquer ruído exterior, sinalizando ao cérebro que é hora de dormir.

3 - Meditação: fazer o download de um aplicativo de sono ou meditação pode ser um primeiro passo para esvaziar a mente de problemas e questões que te acompanharam durante o dia e podem atrapalhar o sono.

4 - Desconectar-se do celular: Após a meditação guiada, entretanto, o ideal é desconectar-se por completo da tecnologia. A Internet, as mídias sociais e as notícias se mostram, muitas vezes, como uma distração que podem afetar e muito sua rotina de sono.

Veja mais:

- Sente sono depois de tomar café? Descubra o que pode causar esse efeito;

- 7 alimentos podem atrapalhar - e muito! - a qualidade do seu sono.

Temas relacionados