Que a alimentação interfere completamente na qualidade de vida das pessoas, você já sabe, mas sabia que existem alimentos que aumentam as chances de se ter um pesadelo? Não são apenas filmes de terror, remédios ou situações muito emocionantes que interferem no nosso sono, o que ingerimos antes de dormir também. Curioso, não é?
Será que você tem o hábito de comer alimentos que dão pesadelos antes de dormir? Confira a lista abaixo e descubra quais alimentos evitar à noite!
Alimentos ricos em gordura e açúcar podem dar pesadelos
1. Biscoitos
Os biscoitos recheados além de não serem muito bons para a saúde, podem prejudicar o sono. O problema está na grande quantidade de açúcar que, segundo estudos, interferem na fase REM (Rapid Eyes Moviment), que é o último estado do sono, o mais pesado, e justamente onde acontecem os sonhos. Essa etapa costuma demorar cerca de 20 minutos.
A dica serve para outros produtos ricos em açúcar, como bolos e doces, por exemplo. A entrada de açúcar extra no organismo antes de dormir pode atrapalhar bastante o repouso, então evite o consumo por pelo menos seis horas antes de deitar.
2. Molho de salada
Uma saladinha é uma ótima opção de jantar saudável, não acha? Afinal é uma comida leve, ideal para quem está se preparando para repousar. O cuidado, no entanto, deve ser com o molho de salada, sobretudo aqueles já comprados prontos no supermercado.
O motivo são os açúcares escondidos em suas fórmulas, assim como as gorduras. Já há estudos que revelam sonos irregulares e sonhos incomuns após o consumo desse tipo de alimento. Quem diria, não é? A dica, portanto, é preparar seu molho para salada caseiro, usando ingredientes mais naturais, como azeite, iogurte natural e temperos.
3. Molho picante
A pimenta aumenta a temperatura corporal e prejudica o sono
Molho de pimenta ou outros que sejam picantes não são recomendados para quem pretende ter uma noite tranquila de sono, sem pesadelos. A justificativa é que as comidas apimentadas no geral aumentam a temperatura corporal e ainda podem causar indigestão. E como você pode imaginar, essa não é uma boa combinação antes de dormir.
A alta temperatura corporal faz com que demoremos mais a pegar no sono e, além disso, tenhamos sonhos estressantes. Vale a pena pegar leve nos condimentos à noite, não acha? Um fato curioso: banhos quentes ajudam a dormir melhor porque a temperatura corporal tende a cair logo após a ducha.
4. Batata frita
Uma batata frita crocante e saborosa é capaz de fazer a noite de qualquer pessoa mais feliz, mas quem tem problemas com pesadelos deveria evitar o consumo. Aqui, o problema é a grande quantidade de gordura e carboidratos.
Ambos os macronutrientes causam um nível elevado de estresse ao corpo, o que não é bacana antes de dormir. Na verdade, a dica serve para qualquer alimento muito rico em gorduras, como os salgadinhos de pacote e frituras em geral. Além de ter pesadelos, ainda pode ter azia, né?
5. Macarrão
Um macarrão à bolonhesa até pode ser uma refeição rápida de fazer para quem quer algo prático à noite, mas quando o assunto é qualidade do sono, as massas não são boa ideia. Ricas em carboidratos, ao serem ingeridas se transformam em glicemia no corpo e, assim como mencionamos, alimentos com alto índice de açúcar provocam agitação.
Há pesquisas que indicam sonhos perturbadores após a ingestão de massas e pães, além de maior dificuldade para pegar no sono. Então é bom ficar atento!
6. Queijo
No geral, o queijo é considerado um alimento saudável, permitido até em dietas mais restritivas como low carb e cetogênica. O que muita gente não imagina, no entanto, é que ele é um dos alimentos que dão pesadelo.
A justificativa seria a tiramina, substância contida no alimento que atua na região do sono REM que, conforme indicamos anteriormente, está relacionada aos sonhos e pesadelos. Já sabia disso?
7. Refrigerante
O refrigerante além de não estar na lista de alimentos mais saudáveis, tem duas substâncias muito prejudiciais para o sono: o açúcar, conforme já explicamos anteriormente, e a cafeína, que realiza estímulos diretos no cérebro e podem causar pesadelos ou um sono irregular.
8. Chocolate
O chocolate também tem cafeína, sabia? E, por isso, pode desregular o sono. Vale destacar que cada pessoa tem níveis de tolerância diferentes à cafeína. Então o que pode atrapalhar uma pessoa, não necessariamente interfere no sono da outra. É bom observar se no seu dia a dia a ocorrência de pesadelos pode estar associada aos alimentos com cafeína, como o próprio chocolate, refrigerante, café, chá verde ou chá mate, por exemplo.
Veja mais:
Como aumentar a imunidade: veja receitas e dicas poderosas para a sua saúde
O que comer no café da manhã para ter mais energia durante o dia
Aliados do sono: alimentos que te ajudam a dormir melhor