Granola é o acompanhamento perfeito para garantir refeições mais nutritivas e crocantes. O alimento é a combinação de cereais, oleaginosas, sementes e frutas secas que combina com frutas, iogurtes e vitaminas. Você certamente já viu diversas versões no mercado, mas sabia que é possível fazer essa receita em casa? É uma maneira de fugir dos açúcares e conservantes dos industrializados e variar nos ingredientes para ter sempre novos sabores disponíveis. Confira a seguir os benefícios, como fazer e qual a melhor maneira de consumir o alimento!
Granola caseira: a receita perfeita para incrementar seu iogurte!
Granola caseira é uma receita fácil para incrementar vitaminas, porções de frutas e iogurte
Qual é o benefício da granola?
A granola é um alimento cheio de benefícios! O primeiro deles é melhorar o funcionamento do intestino por conta da abundante quantidade de fibrasdos cereais, sementes e oleaginosas que compõem a mistura. O acompanhamento também ajuda a fortalecer a imunidade, diminuir o colesterol ruim e aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a frequência de beliscadas desnecessárias entre as refeições.
De forma geral, a granola é uma escolha saudável, mas é preciso prestar atenção na lista de ingredientes do produto. As versões industrializadas podem conter uma quantidade grande de açúcar e conservantes que devem ser evitados.
Como comer granola?
A granola deve ser consumida com produtos com baixo teor calórico como frutas, iogurtes, leites e vitaminas, preferencialmente no café da manhã e no lanche da tarde. A quantidade diária recomendada é de duas a três colheres de sopa por dia. Nada de exagerar! Até ingredientes mais saudáveis trazem malefícios quando ingeridos sem controle. A granola também precisa ser aliada ao consumo adequado de água ao longo do dia para garantir uma boa digestão do alimento.
Como fazer granola
Fazer granola em casa é uma boa pedida para garantir uma versão mais saudável do acompanhamento. Você também pode variar na receita e incluir os ingredientes que preferir! Castanhas, sementes, aveia, e frutas secas não podem faltar!
Para fazer essa receita você só vai precisar misturar todos eles numa assadeira e colocar no forno por 15 a 20 minutos, misturando tudo em alguns momentos para não torrar. É importante esperar a granola esfriar bem antes de guardar para garantir que ela fique crocante por mais tempo. Prefira potes de vidro e com boa vedação e armazene o alimento em locais secos, arejados e longe da luz.
Receita de granola
Ingredientes
3 xícaras de aveia em flocos
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de castanhas-do-pará picadas
1 xícara de uvas-passas
2/3 de xícara de mel
1/4 de xícara de óleo de coco
frutas secas de sua preferência
Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos e depois acrescente as castanhas picadas, o mel e o óleo de coco na receita. Transfira tudo para uma assadeira, espalhando bem todos os ingredientes no recipiente.
Leve ao forno preaquecido a 180° C, por 15 minutos. Depois desse tempo, mexa a granola e coloque para assar por mais 10 minutos. Confira novamente o alimento depois desse tempo e mexa de novo. Repita o processo até a granola ficar bem dourada. Acrescente as frutas secas só no final do processo, após assar os demais ingredientes, para evitar que fiquem duras e ressecadas.
Veja mais
É saudável comer barra de proteína? Entenda benefícios e o jeito certo de incluir na alimentação
Aprenda a fazer corante natural para deixar suas receitas coloridas de um jeito mais saudável