Pratos coloridos são um charme e deixam qualquer pessoa com água na boca! O problema é que os corantes industrializados não são as melhores opções para dar mais cor para as receitas salgadas e doces. Como são produtos bastante processados e produzidos com aditivos e conservantes, não devem ser consumidos com frequência. Por isso, que tal aprender a fazer corantes naturais e caseiros? O passo a passo é super simples e você só vai precisa extrair pigmentos de frutas, legumes e verduras usando processador ou liquidificador. Prático, né? Confira a seguir dicas e o passo a passo.
Aprenda a fazer corantes naturais para deixar as suas receitas mais coloridas!
Como usar corantes naturais
Na hora de usar corantes naturais é importante saber que nem todas as opções de alimentos para dar mais cor nas receitas tem sabor neutro e, por isso, é preciso tomar cuidado para que algum gosto mais expressivo não estrague a sua receita. A quantidade também é muito importante! O segredo é sempre ir adicionando o corante natural aos pouquinhos no seu preparo para não exagerar na dose.
Outra dica importante no caso dos corantes feitos com água é compensar essa quantidade com outros ingredientes líquidos na receita. Se não quiser fazer isso, é necessário reduzir o corante na panela. Você só precisa mexer a fruta processada ou o suco em fogo médio até engrossar. Quando o corante está concentrado, você consegue usar uma quantidade menor e ter mais controle sobre o total utilizado na receita.
Como fazer corante natural
Corante amarelo
Para receitas doces, a manga é a melhor opção de corante amarelo. Você só precisa bater a fruta no liquidificador ou processador para depois acrescentar no seu preparo. No caso de receitas salgadas, o açafrão, também conhecido como cúrcuma, é a melhor opção, mas é importante saber que ela adiciona um toque levemente picante no prato.
Corante azul
O corante azul pode ser obtido com o repolho roxo. Você só precisa cozinhar as folhas por cerca de 10 minutos em uma panela com uma quantidade de água que passa um dedinho do repolho. Depois é só coar e misturar cerca de meia colher de chá de bicarbonato no líquido. O ingrediente acaba gerando uma reação química que deixa a água do repolho azul.
Beterraba e cenoura são ingredientes perfeitos para fazer corante natural roxo e laranja
Corante laranja
A cenoura é o melhor ingrediente para fazer receitas laranjas e o sabor neutro permite que seja utilizada tanto em pratos doces como salgados. Você pode bater uma xícara de cenoura picada com uma xícara de água no liquidificador para obter o corante. Se preferir, coe o suco antes de utilizar. Na mesma paleta de tons laranjas, você também pode utilizar o colorau, um pó extraído das sementes de urucum.
Corante roxo
Use a amora para criar um corante roxo. Basta bater a fruta e depois acrescentar na receita. A beterraba também é uma boa alternativa, mas, como tem sabor mais forte, precisa ser combinada com outros ingredientes mais potentes, que não vão deixar o vegetal roubar todo o gosto da receita.
O corante verde natural é uma ótima pedida para deixar massas e molhos mais apetitosos
Corante verde
O corante natural verde pode ser extraído principalmente de folhas como espinafre e agrião. Esse tipo de pigmento combina principalmente com o preparo de massas. Você troca o macarrão amarelo de sempre por outro colorido que terá até mais nutrientes, já que os alimentos verdes são conhecidos pelas propriedades antioxidantes e como fontes de fibras, que ajudam a regular o intestino.
Corante vermelho
O suco de framboesa é um ótimo aliado para preparar o corante vermelho, assim como o morango. É só bater a fruta e depois coar! É claro que nessa categoria também não poderia faltar o clássico tomate, que pode ser usado em formato de molho e suco. A páprica em pó também é uma ótima escolha. Nesse caso, o ideal é comprar o tempero em lojas de produtos naturais, para evitar algum conservante da versão vendida nos saquinhos fechados nos mercados.
Veja mais
Como higienizar potes de vidro: veja que fácil é esse passo a passo” está bloqueado
Da farofa ao pastel: 7 receitas veganas fáceis prontas em até 20 minutos