Que tal evitar o desperdício de alimentos preparando um caldo de legumes? Se você não sabe o que fazer com aparas, cascas e talos, essa é a receita perfeita!
O caldo é uma forma fácil e prática de encorpar sopas, ensopados, risotos, entre outros pratos. Essas partes dos alimentos normalmente descartadas também estão cheias de vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde. Com o aproveitamento, você garante receitas muito mais nutritivas e saudáveis. Veja como fazer!
Use aparas, talos e cascas para preparara um caldo de elgumes delicioso
Como usar caldo de legumes?
O caldo de legumes é um elemento coringa na cozinha que pode ser utilizado em diversos preparos, desde carnes ensopadas até molhos, sopas e risotos. É fácil encontrar versões prontas nos supermercados, mas quando você faz em casa pode aproveitar talos e cascas de vários alimentos que são normalmente descartados, evitando o desperdício. A receita também é uma ótima pedida para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana.
Além de ser repleto de nutrientes com diversos benefícios para a saúde, o caldo de legumes caseiro é um jeito prático de deixar pratos mais nutritivos e saborosos. Sabe quando você precisa de mais água em uma receita? O caldo pode ser usado nessa etapa, deixando tudo mais encorpado.
O ideal é não colocar temperos no caldo, principalmente se você pretende fazer uma grande quantidade para usar gradualmente. Pode adicionar sal, pimenta e especiarias pontualmente na hora que estiver fazendo alguma receita.
Pode congelar o caldo?
Pode! O caldo dura até 3 meses no congelador e de 3 a 5 dias na geladeira. Você pode armazenar em saquinhos próprios para isso, potes de vidro com boa vedação ou até em forminhas de gelo.
O ideal é não encher os recipientes até a borda porque o líquido expande um pouco quando congelado. Você não corre o risco de que alguma tampa se quebre ou que seja difícil retirar o caldo na hora de cozinhar.
Quando precisar usar o caldo em alguma receita, não tem segredo: é só retirar a quantidade necessária da geladeira e guardar o restante. Ele derrete na panela sem perder sabor e nutrientes.
Como fazer caldo de legumes com casca e talos?
Para fazer caldo de legumes com talos e cascas você pode ir armazenando essas partes dos alimentos no congelador — em saquinhos ou potes — conforme for preparando outras receitas em casa. Reserve um recipiente para aparas de alimentos, outro para folhas, mais um com cascas, e assim por diante. Gradualmente, você obtém a quantidade necessária para o caldo e evita desperdícios.
Entre as sugestões do que armazenar estão pedaços de abobrinha e vagem, cascas de batata, alho, cenoura, cebola, abóbora, beterraba e tomate, tampa de pimentão e berinjela, talos de cebolinha e alho-poró.
Receita de caldo de legumes
Ingredientes
3 a 4 xícaras de aparas, talos e cascas de legumes (cerca de 750 g)
2 litros de água
Temperos a gosto (sugestões: sal, pimenta-do-reino, louro e alecrim)
Modo de preparo
1) Leve todos os ingredientes para uma panela grande e deixe em fogo médio até ferver.
2) Após ferver, abaixe o fogo para a temperatura média e deixe o caldo cozinhar por mais meia hora para extrair o sabor dos alimentos.
3) Desligue o fogo e deixe o caldo esfriar na panela para coar em seguida.
4) Passe o caldo em uma peneira e armazene da forma como preferir.
Veja mais
É bom comer casca de batata? Descubra benefícios e receitas com essa parte do alimento.
Casca de melão é ingrediente secreto em receita de bolo fit low carb de chocolate.