A batata é um alimento versátil e saboroso. Cozida, frita, assada… Sempre fica boa! E é muito comum que seja descascada na hora do preparo, mas você sabia que esse hábito pode ser um enorme desperdício de tempo e nutrientes? A casca da batata tem vitaminas e minerais que fazem bem para a nossa saúde. Nesse artigo, vamos listar alguns motivos para você parar de tirar a casca desse legume e aproveitar ele por completo!
Casca de batata é rica em nutrientes e pode ser utilizada em diversas receitas
Fibras na casca de batata
As cascas dos alimentos são importantes fontes de fibras, e com a batata não é diferente. As fibras são compostos que não são digeridos. Isso faz com que elas passem quase que intactas pelo sistema digestivo e ajudem na regulação do intestino.
Quando a digestão melhora, a absorção de nutrientes flui melhor e o intestino elimina o que não faz bem, como o açúcar. Por isso, as fibras também podem contribuir para a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e inflamação no pâncreas e fígado.
Casca de batata é fonte de vitamina C
A vitamina C presente na casca da batata fortalece a imunidade e é um poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce. O ácido ascórbico também é um composto que ajuda na absorção de ferro. Uma boa dica é combinar o consumo de alimentos ricos nos dois nutrientes.
Minerais na casca de batata
Minerais como cálcio, potássio, zinco, cobre, ferro e fósforo também estão presentes na casca de batata. Esses nutrientes são importantes para melhorar a saúde dos ossos, aumentando a densidade da ossatura e prevenindo doenças como a osteoporose.
Cozinhar a batata com casca é uma forma de preservar os nutrientes do alimento
O que fazer com casca de batata? Veja receitas
Você pode usar a casca de batata para fazer um bolinho delicioso, preparar um caldo de legumes, fritar para servir como acompanhamento ou até assar bem temperada. Confira abaixo algumas receitas:
Você pode fritar a batata com casca, deixando o alimento mais rústico e nutritivo, mas também é possível fritar apenas a casca. A textura de chips funciona muito bem como acompanhamento ou até aperitivo.
A casca de batata é a estrela da massa desse bolinho, que também pode ser recheado como você preferir. Os bolinhos ficam crocantes por fora e macios por dentro, uma delícia!
Com essa receita, você aproveita não só o exterior da batata como também a casca de abóbora, cenoura e chuchu. É uma ótima opção para um jantar leve e evita desperdício.
Veja mais
Lupa nos rótulos: o que muda com nova regra de rotulagem nutricional envolvendo açúcar, sódio e gordura saturada
Receitas com casca de banana: 13 pratos para você economizar e aproveitar ao máximo o ingrediente