• Entrar
  • Cadastrar
Caranguejo fake! Descubra o que é kani e veja receitas com o alimento da culinária japonesa
Você já pode ter visto o kani nos congelados do mercado ou no prato de um restaurante sem saber o que é. Tire as suas dúvidas agora e conheça mais sobre esse alimento versátil da cozinha japonesa.

O kani é um alimento japonês de frutos do mar que pode ser comido cru ou cozido e complementa receitas que vão do sushi ao escondidinho. Com exterior rosado e interior branco, quem não conhece pode até achar que é carne de caranguejo, mas não é bem a verdade. Aprenda no TudoGostoso o que é o kani, qual o sabor dele e como prepará-lo nas receitas.

Kani: bastões rosados de kani cortados em pedaços em uma tigela na mesa O kani é um ingrediente versátil da culinária japonesa

O que é kani?

O kani, ou kani-kama, é um bastão de carne de peixe prensada que imita o caranguejo. Tanto é que o próprio nome vem disso, já que “kani” é caranguejo em japonês. O kani existe no Japão há séculos e era uma maneira de preservar carne de peixe para os períodos fora da época da pesca.

O kani é feito separando a parte nobre da carne do peixe para ser lavada em água doce e então comprimida até formar uma pasta com muitas proteínas mas pouca gordura e quase sem gosto. Outros ingredientes entram depois, como amido, sal, corante, e extrato de caranguejo. A mistura é então prensada e congelada.

Esse tipo de preparo pode ter aparência e sabor de outros crustáceos, como lagosta e siri, e leva o nome de surimi. O kani nada mais é do que a variação de surimi feita de caranguejo. No ocidente ganhou o apelido de “salsicha do mar” por causa das semelhanças de fabricação.

De qual peixe é feito o kani?

O kani pode ser feito de vários tipos de peixe diferentes em um bastão. Os mais comuns são os de carne bem branca e de mares mais frios e salgados. A Polaca do Alasca é um exemplo de peixe usado na fabricação do kani.

Kani: prato e mesa pretas com kani cortado ao meio O kani combina vários peixes diferentes, mas seu sabor vem do extrato de caranguejo

Qual o gosto do kani?

O kani não tem muito gosto dos peixes usados em seus ingredientes porque ele perde o sabor durante o processamento da carne. O que define o gosto do surimi é o aroma incluído depois. Neste caso, é usado aroma ou extrato de caranguejo, então ele tem um gosto que lembra o crustáceo.

Quais os benefícios do kani?

Consumir kani tem seus prós e contras. Do lado dos benefícios, é um composto de peixe, então tem muitas proteínas, uma boa concentração de fósforo e pouca gordura. Mas ele também tem açúcar, sal e outros aditivos para conservação. Por causa disso, é indicado consumir o kani com moderação, em pratos eventuais em vez de todos os dias.

Como preparar kani?

O kani é bem fácil de preparar já que você pode comê-lo cru. Ele deve ser sempre mantido no congelador e, quando for usar, o ideal é colocá-lo na geladeira antes, evitando que descongele em temperatura ambiente. Para usá-lo frio em uma salada ou no sushi, é só esperar descongelar e cortar em pedaços. Você ainda pode desfiá-lo em tiras finas e cozinhar com um prato quente.

Receitas com kani: 10 pratos para aproveitar esse ingrediente oriental

Salada verde com kani-kama

O kani incrementa a salada verde sem tirar o frescor da receita.

Kani: pote de vidro com salada verde e bastões rosa de kani A sua salada verde ganha mais cor e sabor com kani

Patê de kani

Você pode transformar o kani em um tipo de patê de peixe se picá-lo em pedaços bem pequenos.

Sushi de kani

O formato de bastão do kani é perfeito para usar como um recheio de sushi prático e gostoso.

Macarrão com kani e shoyu

Com kani e shoyu, qualquer macarrão fica com gosto dos pratos típicos japoneses. Mas você pode experimentar usar macarrão de trigo sarraceno para fazer um yakisoba clássico.

Risoto de kani

O kani é cozido com o risoto para dar mais sabor ao prato quente.

Salpicão com kani

Usar o kani desfiado no salpicão é um ótima alternativa para a receita que usa tipicamente o frango desfiado.

Barquete de kani-kama ao creme

O kani é refogado com vegetais e caldo para incorporar todos os sabores no recheio do barquete.

Sanduíche de kani-kama

Usar kani desfiado como ingrediente de um sanduíche rápido é uma ótima ideia para aproveitar sobras descongeladas do alimento.

Escondidinho de camarão com kani

Aproveite o sabor de peixe e frutos do mar com uma receita de escondidinho de camarão com kani.

Kani: pequeno pote branco em uma plataforma preta com três camarões em cima O kani pode ser usado com outros frutos do mar, como neste prato que leva camarão

Salada de camarão com kani

A combinação de legumes e frutos do mar é fresca, saudável e bem colorida para acompanhar as suas refeições.

Veja também:

Como conservar peixe na geladeira

Caranguejo: dicas de como fazer e receitas com o marisco

Temas relacionados