Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, os brasileiros consomem, anualmente, 10 quilos de peixe. O consumo de peixe traz muitos benefícios para a saúde e essa proteína é um ingrediente versátil: existem peixes de muitos tipos e eles podem ter diversos modos de preparo. Os peixes podem ser ensopados, fritos, assados, grelhados, podem ser transformados em hambúrgueres, bolinhos, caldos e em muitas outras delícias! Que tal saber mais sobre peixe? Confira a seguir tudo sobre peixe: benefícios do consumo, como escolher, como limpar e temperar e também veja algumas receitas que fazem muito sucesso entre os leitores do TudoGostoso!
Tudo sobre peixe: veja benefícios, como escolher, limpar, temperar e receitas
Filé de peixe grelhado com legumes
Benefícios do consumo de peixes
1) Os peixes são ricos em ômega 3, uma gordura poliinsaturada que precisa ser ingerida através dos alimentos; os peixes mais ricos em ômega 3 são o salmão, a sardinha, o atum, o arenque, a truta e a cavala. O ômega 3 ajuda a reduzir os sintomas da TPM, é antioxidante, ajuda na concentração e memória, atua no desenvolvimento do feto e do bebê, entre muitas outras funções importantes.
2) São ricos em proteínas, que são essenciais para a construção e reparação dos órgãos e tecidos do corpo. Os peixes são proteínas de altor valor biológico e que são digeridas mais facilmente do que outras proteínas animais, como a carne vermelha.
3) Os peixes são ricos em aminoácidos essenciais, vitaminas A e E, e também minerais como o magnésio, fósforo, iodo, selênio, zinco e manganês.
4) O consumo de peixe faz bem ao coração, pois o ômega 3 ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias.
Como escolher peixes
Peixes frescos devem estar bem refrigerados, com couro íntegro ou escamas bem aderidas, olhos brilhantes e salientes, as guelras devem ter tom de rosa até vermelho intenso e devem ser brilhantes.
Peixes congelados precisam estar bem embalados, sem acúmulo de gelo ou água na embalagem e conservados em temperatura adequada;
Peixes secos, como o bacalhau, não devem apresentar odor desagradável ou muito forte, devem estar protegidos de poeira e insetos e estar armazenados em locais limpos.
Como limpar peixe
1) Após lavar bem bem as mãos, comece retirando as escamas. Para fazer isso, você pode utilizar uma colher ou a parte de trás da lâmina de uma faca. Raspe com delicadeza e na direção a que as escamas se formam, do rabo para a cabeça. Tenha cuidado para não danificar a pele do peixe.
2) Lave bem o peixe em água corrente.
3) Faça um corte horizontal no peixe usando uma faca bem afiada; ele deve ser superficial e começar da cabeça, indo até o fim da cauda. Depois disso, retire as vísceras e lave o interior em água corrente.
4) Para retirar a espinha, você pode fazer o seguinte: faça um corte da cabeça até o rabo para abrir a pele. Depois, faça um corte leve, como se fosse cortar o rabo. Passe a faca como se fosse fatiar o peixe ao meio: a espinha vai se desprender e sair com a cabeça do animal.
Como temperar peixe
Para temperar filés, você pode deixá-los em marinadas com vinho branco ou saquê por até 10 minutos. Não utilize muito limão, pois ele pode acabar cozinhando a proteína antes do preparo. Utilize também um pouco de azeite com ervas e temperos de sua preferência, como coentro, hortelã e pimenta-do-reino.
Para temperar postas, você pode fazer uma marinada com azeite, limão, tomilho, salsinha, alho, sal e pimenta. Deixe na geladeira por cerca de 40 minutos antes de preparar a proteína.
Para temperar o animal inteiro e já limpo, coloque no seu interior uma mistura de sal, pimenta, alho, vinho branco (ou suco de limão) e tomilho. Espalhe bem essa mistura dentro do peixe. Despeje azeite em cima do animal e deixe marinando por meia hora antes de assá-lo.
Receitas com peixe
Veja também: