Sabia que dá para fazer peixe frito vegano? Estamos falando de uma planta alimentícia não convencional (panc) chamada peixinho da horta que tem um sabor parecido com peixe e costuma ser empanado em farinha e frito no óleo. É uma delícia e pode ser comido na refeição junto com arroz e feijão ou como petisco, com um molho tártaro e cervejinha Parece bom, né?
Diferente da maioria das folhas que comemos, que têm um gosto característico de planta, que pode ser mais amargo, neutro ou ácido, as folhas de peixinho da horta têm um sabor surpreendente, realmente parecido com fruto do mar. Quer saber mais sobre essa planta e aprender a preparar? Continue a leitura que o TudoGostoso te ensina tudo!
Peixinho da horta é alternativa de peixe frito vegano
O que é peixinho da horta?
Peixinho da horta é um dos nomes populares da panc Stachys byzantina. Dependendo da região, você também pode encontrá-lo com título de lambarizinho, labari de folha e orelha de coelho.
Ela é originária da Turquia, Armênia e Irã e no Brasil é mais cultivada em lugares com clima ameno, como nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O peixinho da horta é uma planta herbácea e perene, que pode acrescer até cerca de 20 cm de altura.
Quais os benefícios do peixinho-da-horta?
Além de ser delicioso e uma alternativa de peixe frito vegano — tanto pelo seu sabor como pelo seu formato — essa plantinha traz diversos outros benefícios. As folhas de peixinho da horta são ricas em óleos vegetais e minerais, especialmente potássio, cálcio e ferro.
Seu consumo também pode ajudar a aumentar a quantidade de ingestão de fibras no dia a dia e, além disso, conta com atividade antioxidante capaz de prevenir a oxidação das células saudáveis, protegendo nosso organismo dos radicais livres.
Onde comprar peixinho-da-horta?
Por ser uma planta mais exótica, é difícil encontrá-la no supermercado. Mas se você realmente quer incluir o peixe frito vegano na sua rotina alimentar, vale a pena buscar pelo peixinho da hora em feiras de orgânicos, onde são mais populares. Apenas tenha cuidado para não confundir com a sálvia, já que são esteticamente parecidas.
Depois de encontrar, vale a pena conseguir uma muda e plantar em casa para sempre ter peixinho da horta em mãos. Ela é muito fácil de plantar e tem folhas bastante resistentes a insetos e pragas. Essa panc gosta de solo fértil e sol pleno, mas é bom evitar lugares com muito calor.
Como fazer peixe frito vegano?
Experimente o peixe frito vegano como aperitivo
Antes de preparar seu peixe frito vegano é muito importante ter cuidado com a higienização das folhas. É que elas têm uma textura aveludada, que facilita que algumas impurezas do solo fiquem grudadas. Então, antes de começar a receita, lave-as muito bem e seque com papel-toalha, ok?
Para preparar, não tem muito mistério: você deve começar preparando a mistura de farinha, água e temperos, como sal, pimenta e lemon pepper. Ela será usada para empanar a folha de peixinho da horta. Coloque também um pouquinho de fermento e amido para dar mais volume ao empanado.
Em seguida, basta mergulhar cada folhinha na mistura e passar na farinha panko ou de rosca. Frite em óleo quente até que fiquem bem douradas e seu peixe frito vegano estará pronto. Se for comer como aperitivo, a dica é servir com um molho. Que tal um molho tártaro caseiro? Basta usar leite vegetal e o molho também será vegano.
Confira todos os detalhes da receita de peixe frito vegano e aproveite!
Veja mais:
Como fazer pão de queijo vegano: escolha receita com batata, inhame ou tofu
Receitas veganas rápidas: 13 pratos que ficam prontos em até 30 minutos
Receitas veganas para sua Festa Junina: divirta-se com pratos sem ingredientes de origem animal