• Entrar
  • Cadastrar
Você já comeu piranha? Saiba tudo sobre esse peixe polêmico
Aprenda tudo sobre o peixe piranha, ingrediente principal da prova de eliminação do Masterchef 2022!

A piranha foi a escolhida para estrelar a prova de eliminação do episódio de ontem (19) do Masterchef 2022 e, enquanto alguns participantes conseguiram se destacar no preparo desse ingrediente, outros sofreram para entregar um prato gostoso. Mas por que a piranha é tão difícil de preparar? Se você está curioso, vem que o TudoGostoso vai te contar tudo sobre a piranha, um peixe muito polêmico.

tudo sobre o peixe piranha As piranhas são peixes pequenos de água doce

O peixe piranha é comestível?

Sim! A piranha é um peixe carnívoro de água doce, muito comum nas regiões centro-oeste e norte do país, onde é muito utilizada no preparo de caldos. Exatamente por esse tipo de preparo ser tão comum nessas regiões do país que os jurados do Masterchef Brasil 2022 não quiseram que os participantes preparassem caldo de piranha.

Apesar de ser muito apreciada nessas regiões, essa espécie de peixe ainda é incomum para muitos brasileiros, principalmente por conta dos perigos que ela apresenta na hora da pesca: com seus muitos dentes afiados e seu costume de nadar sempre junto ao cardume, as piranhas podem causar acidentes e até matar. Por isso, é preciso muito cuidado para lidar com elas quando ainda estão vivas, e os pescadores da comunidades ribeirinhas são os experts no assunto: eles já possuem o conhecimento e destreza para pescá-las de forma segura.

Como a piranha pode ser consumida?

Se engana quem pensa que o trabalho acabou depois da pesca, viu? Outra grande dificuldade de comer piranhas é a quantidade enorme de pequenas espinhas no formato Y que ela possui, e deve-se ter muito cuidado na hora de consumir para evitar acidentes. Todos esses motivos contribuíram para a piranha não ser uma carne muito apreciada fora das regiões centro-oeste e norte.

Porém, com muita cautela, é possível usar a piranha em diferentes preparo deliciosos além do caldo. Assim como outros peixes, ela pode ser consumida crua, cozida, assada e frita. Mas os especialistas alertam: na hora de assar a piranha no forno, é importante deixá-la cozinhar bem para que as espinhas menores amoleçam.

tudo sobre o peixe piranha O caldo de piranha é o prato mais famoso usando essa espécie de peixe

Benefícios da piranha para a saúde

A piranha é uma ótima fonte de proteínas, é rica em vitaminas e mineiras que são indispensáveis para a saúde do nosso corpo e ainda faz bem para o coração, já que é rica em ômega 3. Ela ainda é considerada uma carne magra, sem muita gordura e com sabor e odor leves; uma ótima pedida para quem precisa vigiar o consumo de gordura diário.

No entanto, o benefício mais polêmico desse alimento está no caldo de piranha, que é preparado com a cabeça do peixe e conhecido na região amazônica por ser extremamente afrodisíaco, chegando até a ser chamado de "viagra dos rios". Isso acontece porque a cabeça da piranha é riquíssima em fósforo, um mineral que estimula a libido.

Como limpar o peixe piranha?

Na verdade, limpar a piranha não difere de limpar outras espécies de peixe, só é preciso mais atenção e cuidado com as espinhas. Depois de remover as escamas, lave o peixe em água corrente. Na hora de filetar, além de remover a espinha principal do peixe, se preferir, já pode remover as demais espinhas com auxílio de uma pinça antes de seguir para o preparo.

Como temperar piranha?

Por ser um peixe de sabor muito suave, diversos temperos combinam com ele; porém, o mais comum é temperar de forma simples com limão ou vinagre, sal e pimenta-do-reino. Outros ingredientes como alho picadinho e vinho branco também são ótimos para temperar peixes.

tudo sobre o peixe piranha Fritar a piranha é uma das formas de consumir esse peixe

Receitas com piranha para se aventurar em casa

Caldo de piranha sem espinhas

A melhor maneira de experimentar piranha pela primeira vez é, sem dúvidas, experimentando esse prato clássico. Um caldo forte conhecido por deixar as pessoas mais dispostas, ele é bem simples de fazer com ingredientes fáceis de encontrar como tomate, alho e batata.

Pacu recheado com carne de piranha

Essa receita já é mais elaborada, ideal para quem já possui certa maestria na cozinha. Sem contar o pacu e a piranha, os demais ingredientes dessa receita podem ser encontrados facilmente nos mercados.

Veja mais:

Tilápia, linguado, robalo e mais: conheça os tipos de peixe branco e veja receitas para todos os paladares

5 itens indispensáveis para quem ama preparar peixe e frutos do mar

Temas relacionados