O peixe branco é conhecido por ser nutritivo e uma ótima fonte de proteínas nas refeições do dia a dia. Mas você sabe quais são os peixes brancos? As espécies que fazem parte desta classificação são tão diversas quanto os modos de preparo deste alimento. Descubra no TudoGostoso o que é um peixe branco, das características e espécies aos nutrientes e receitas.
O peixe branco é versátil e pode ser preparado de maneiras variadas no seu dia a dia
O que caracteriza um peixe branco?
Pelo nome já dá para saber que esses peixes têm uma carne branca ou prateada. Mas o que isso implica? Para começar, são animais que vivem nas águas fundas. Esse tipo de ambiente afeta a coloração da carne e também a quantidade de calorias. Diferentemente dos peixes da superfície que são mais oleosos, os que vivem no fundo são peixes magros com menos de 3% de gordura, tornando eles ideais para alimentações mais leves.
O peixe branco também costuma ter um sabor mais suave, o que é ótimo para pessoas que não estão acostumadas com o sabor forte de outros peixes e frutos do mar. É uma carne barata e fácil de achar no mercado, além de ter um preparo mais simples, pontos positivos que explicam porque são tão populares na culinária.
Quais os benefícios do peixe branco?
O peixe branco tem carne magra e com baixa gordura e baixas calorias. Assim, não só é saudável como é fácil de digerir e não causa aquela sensação de peso no estômago de alimentos mais gordurosos. Além disso, é rico em proteínas, vitaminas B6 e B12, fósforo, potássio e selênio. São nutrientes que, de forma geral, ajudam no metabolismo e na prevenção de doenças.
O peixe branco é ótimo para receitas leves e saudáveis
Quais são as espécies de peixe branco?
A tilápia é uma das variedades de peixe branco mais usadas. É uma carne macia, suave e serve tanto para preparos crus, como sushi e ceviche, quanto para fazer filé assado. O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia.
O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar. O bacalhau é rico em ômega 3, é típico da comida portuguesa e vai bem em vários recheios de pratos quentes. A garoupa tem poucas espinhas o que facilita no preparo. A merluza tem menos proteínas e é também mais leve. Essas espécies de peixe branco são as mais comuns no mercado e nas mesas, mas ainda tem outros como dourado, pintado, prego, carapau e olho-de-boi.
Quais os pratos com peixe branco?
O peixe branco é o ideal para comer cru. Por causa disso, ele é o principal ingrediente do preparo de ceviche. Pratos japoneses como sushi e sashimi também podem levar peixe branco. Apesar de o sushi de salmão ser o mais popular no Brasil, o linguado, o robalo e outros peixes brancos podem ser usados na receita.
As receitas de peixe branco ainda incluem preparos que vão ao fogo, como peixe assado, grelhado, empanado e frito. Mas como os peixes brancos têm uma carne com sabor mais suave, o ideal é preparar com tempero para ressaltar o gosto, como sal, ervas finas e limão. É comum servir essas receitas com um delicioso molho para acompanhar.
Receitas com peixe branco cru simples
O ceviche tradicional de linguado é uma entrada leve para uma refeição
O ceviche é uma receita que valoriza a carne do peixe branco
Esta receita de ceviche de tilápia usa mais temperos para incrementar o sabor do peixe.
Você pode usar uma mesma receita de sushi simples para preparar com vários tipos de peixe branco.
O sashimi é bem simples, mas, para ficar mais gostoso, não esqueça de usar acompanhamentos que combinam, como o gengibre.
O carpaccio é uma receita de antepasto italiano que sabe como intensificar o sabor do peixe branco usando outros ingredientes.
Receitas com peixe branco preparado no fogo
Filé de peixe assado com batatas é uma combinação irresistível para o almoço.
Molho à base de vinho é uma opção saborosa que tem tudo a ver com um filézinho de peixe frito.
Bolinho de bacalhau é uma receita bem tradicional para servir como aperitivo com uma bebida bem gelada.
Bolinho bacalhau é um aperitivo delicioso que usa peixe branco
Preparar uma receita com peixe não precisa levar horas. Com 15 minutos você prepara o peixe e os legumes na panela de uma só vez.
Esta receita de filé de merluza mostra como você pode substituir um peixe branco por outro em preparos parecidos.
O robalo assado inteiro com uma farofa de castanhas é um belo prato para incluir em um almoço com toda a família.
Para fazer essa receita de moqueca de peixe deliciosa, você pode usar a garoupa ou outro peixe branco
Essa moqueca de peixe vai te conquistar com tanto sabor
Nesta receita, o peixe branco fica com um sabor defumado e uma textura bem macia.
O souflê de bacalhau é uma receita leve para dar vontade de repetir o prato.
Peixe empanado e frito é um prato simples, mas nem por isso tem menos valor. Fica ótimo com o arroz e feijão de cada dia.