• Entrar
  • Cadastrar
Descascar nem pensar: descubra quais alimentos você deve comer com casca
Nós temos o hábito de descascar frutas e legumes antes de fazer qualquer receita, mas essa casca esconde nutrientes e sabores únicos

Quando você quer fazer uma batata frita ou uma sopa de cebola, o primeiro passo é tirar a casca dos legumes, certo? Pense de novo! A casca de frutas e legumes concentra uma boa parte dos nutrientes dos alimentos e, em alguns casos, ainda pode ter um sabor surpreendente. Confira no TudoGostoso 10 alimentos você pode (e deve!) comer com casca e como aproveitar todo o potencial das cascas dos ingredientes em receitas.

alimentos com casca: três batatas recehadas com creme, carne e temperos A batata recheada é uma maneira deliciosa de aproveitar a casca da leguminosa na receita

Batata

A casca da batata é bem fina, mas não deve ser desprezada. Ela possui a maior concentração de fibras da leguminosa, o que ajuda no sistema digestivo e na saciedade. Já seus flavonoides são antioxidantes e anti-inflamatórios, fundamentais para combater doenças. Além disso, a casca da batata cozida chega a ter mais do que o dobro de vitamina C, potássio, magnésio e fósforo do que o resto do alimento.

Aproveitar a casca da batata é muito fácil. Você pode só deixá-la enquanto prepara as receitas com o tubérculo, como no caso de uma batata rústica frita ou uma batata recheada. Ou então, você pode fazer receitas salgadas com a própria casca, incluindo uma casca de batata frita que serve de lanche ou de acompanhamento.

Cebola

A casca de cebola é igualmente rica em flavonoides, além de ter antocianina e quercetina que ajudam na sua função de anti-inflamatório. Por isso, pense duas vezes antes de jogá-la fora. Quando for fazer uma sopa com o ingrediente, cozinhe ela inteira com casca e tudo. Como a casca em si não é tão prática de comer, você pode utilizá-la só no cozimento para extrair os nutrientes e descartá-la antes de servir.

Você pode aproveitar a casca da cebola com outras dicas, como triturar bem para fazer um sal temperado. Outra sugestão é fazer chá de casca de cebola. É só limpar bem a casca e fazer uma infusão com água quente. Depois você pode colocar açúcar e beber direto ou usar para fazer sucos. O chá de casca de cebola é ótimo para reforçar a imunidade.

Banana

alimentos com casca com bananas inteiras de um lado e cascas de banana cortadas em outro A casca de banana serve para fazer mais receitas do que você imagina

Se a banana já é conhecida por ser rica em potássio, sua casca leva isso a outro nível. Ela também tem luteína, um antioxidante que combate a degeneração dos olhos. Uma curiosidade é que a casca de banana também tem um aminoácido chamado triptofano que estimula a produção de serotonina. Ou seja, a casca de banana pode melhorar o seu humor.

No caso da banana, comer a fruta inteira com casca e tudo não é o ideal. Além de ser difícil de mastigar, seu amargor não é agradável. Em compensação, é uma casca ideal para fazer receitas variadas doces e salgadas. A carne de casca de banana é uma alternativa para pessoas vegetarianas ou veganas. No universo das sobremesas, experimente um bolo de casca de banana ou um brigadeiro de casca de banana que não vai se arrepender.

Maçã

Comer maçã com casca não só é mais nutritivo como também é bem simples. Você não precisa de nenhum truque especial: higienize bem a fruta e dê aquela mordida com gosto. Se gosta de doces, preparar uma maçã do amor ou um bolo de maçã com a fruta inteira são ótimas opções.

Se for tirar as cascas para fazer uma torta de maçã, vale guardar as cascas da fruta para fazer outras sobremesas, como um bolo de casca de maçã para acompanhar seu café. Assim você terá toda a vitamina C, vitamina B e fibras que estão na casca. Além disso, essa parte do alimento tem fenólicos, que auxiliam na imunidade e na digestão de gorduras.

Berinjela

A berinjela não é roxa por fora à toa. É nela que estão os antioxidantes que controlam a insulina e combatem os radicais livres. Vitaminas? A casca da berinjela tem de sobra. As vitaminas A, B e C são as mais relevantes, ao lado de minerais como cálcio e zinco.

Para comer berinjela com casca não tem mistério. Ela é bem fina e pode ser consumida inteira. Você pode fazer antepasto de berinjela, lasanha de berinjela e berinjela à milanesa sem descascar o legume.

Laranja

alimentos com casca pote branco com casca de laranja mergulhada em chocolate A casca de laranja com chocolate é um doce simples e saboroso que você pode fazer para não desperdiçar nada da fruta

Frutas cítricas são extremamente ricas em fibras, bem mais do que o resto da fruta. Uma propriedade interessante da casca de laranja é que ela ajuda na circulação sanguínea, perfeito para quem quer combater varizes, por exemplo. Por último, mas não menos importante, a casca da laranja ainda tem vitamina C.

Só que como a casca da laranja é bem grossa, a recomendação é tirá-la e usá-la em receitas à parte. Raspas de laranja incrementam doces e saladas. A casca de laranja triturada serve para fazer um sal cítrico bem aromático. E uma dica superdeliciosa para quem adora doces é cozinhar tiras de casca de laranja e cobrir com açúcar ou chocolate.

Kiwi

A casca de kiwi pode não parecer muito agradável, mas não tem como negar todos seus nutrientes. São mais do que o dobro de antioxidantes do que no interior, além de boas quantidades de vitamina C e fibras. Seu sistema imunológico só tem a ganhar com o consumo da casca do kiwi.

Por isso, em vez de descascar o kiwi, experimente bater a fruta inteira no liquidificador para fazer um suco bem poderoso. Você pode fazer esse preparo com qualquer tipo de kiwi, mas a nossa recomendação é o kiwi amarelo, mais doce e macio do que o kiwi verde.

Cenoura

Para que ter trabalho de descascar uma cenoura de cada vez antes de comer se ela é tão benéfica para a nossa saúde? A casca da cenoura tem o antioxidante betacaroteno que fornece vitamina A, combate radicais livres e, de quebra, ainda ajuda a manter a pele bronzeada.

Então vai fundo e aproveite a cenoura com casca e tudo nas suas receitas, seja na salada com a cenoura ralada, no souflê de cenoura ou em um delicioso bolo de cenoura com gosto de comida caseira.

Pepino

alimento com casca com uma tigela com a salada de pepino sunomono Você não precisa descascar o legume para fazer uma salada de pepino

A casca do pepino tem fibras e antioxidantes assim como muitas outras desta lista. Mas ela também tem propriedades únicas: a presença de vitamina K e de sílica. A vitamina K é boa para a cicatrização por trabalhar na coagulação do nosso sangue. Já a sílica mantém a saúde de tecidos como músculos, cartilagem e até no osso.

Desta maneira, pense duas vezes antes de descascar o pepino ao colocá-la na salada ou fazer um suco verde detox. A nossa sugestão de receita é o sunomono, uma salada de pepino bem saborosa.

Tomate

O tomate é sempre fonte de dúvidas. É fruta ou legume? Deve comer com ou sem casca? Nós estamos aqui para responder essas perguntas. Para a primeira questão, apesar de ser usado em saladas e pratos salgados, o tomate é uma fruta. Já no segundo ponto, o ideal é comer tomate com casca!

A casca do tomate é rica em licopeno. É o licopeno que deixa essa cor avermelhada na fruta e é ele também que combate e reduz o dano dos radicais livres, ótimo para combater doenças. Então não esqueça de manter a casca na próxima vez que fizer uma sopa de tomate, um molho de tomate ou um patê de tomate seco.

Veja mais:

Amêndoa sem pele em poucos minutos: truque é fácil e econômico

Descascar camarão desse jeito vai economizar o seu tempo na cozinha

Truque para descascar alho em poucos segundos: testado e aprovado pelo TudoGostoso!

Temas relacionados