• Entrar
  • Cadastrar
2 maneiras muito baratas de fazer caldo de legumes 100% natural: você vai se surpreender com a facilidade!

Você nunca mais vai comprar caldo de legumes pronto depois que aprender essas maneiras de fazer em casa 100% natural!

Aprenda duas maneiras de fazer caldo de legumes para usar nos seus preparos! (Créditos: Shutterstock)

O caldo de legumes é um excelente ingrediente para você sempre ter em casa, já que ele é muito útil no preparo de sopas, risotos de queijo, massas e muitas outras delícias. Apesar de ser muito fácil encontrá-lo industrializado, é mais fácil ainda preparar em casa. E, diferente do que muitas pessoas pensam, não é um preparo caro! Para te provar que é verdade, o TudoGostoso vai te ensinar 2 maneiras naturais e baratas de fazer caldo de legumes caseiro. Confira!

2 receitas de caldo de legumes naturais e muito baratas: aprenda como fazer

Como a gente falou, o caldo de legumes é bem fácil e barato de fazer, tudo que você vai precisar são de 3 vegetais principais: cebola, cenoura e salsão. É claro que você pode adaptar e usar outros vegetais da sua preferência, mas esses ingredientes são a base do caldo tradicional. A proporção é simples: 2 partes de cebola para 1 de cenoura e 1 de salsão. Tudo que você precisa fazer é cortá-lo em pedaços grandes, colocar na panela de pressão, cobrir com água, adicionar temperos e cozinhar por 15 minutos depois que começar a apitar.

Na hora de adicionar os temperos, você pode colocar aqueles que mais gosta, mas leve em consideração os pratos que você pode vir a fazer. A gente aconselha usar temperos simples nesse primeiro momento, como folha de louro, pimenta-do-reino e sementes de mostarda. Mais tarde, quando você for de fato usar o caldo de legumes em alguma receita, você pode acrescentar outros temperos e especiarias que combinem com o prato!

Como fazer caldo de legumes claro

Passado os 15 minutos, desligue o fogo e espere a pressão sair completamente. Dentro da panela terão os legumes cozidos e o caldo. Peneire o caldo e reserve os legumes. Assim você tem o primeiro caldo de legumes, que é a versão líquida, um caldo claro delicioso, aromático e com um sabor bem leve, perfeito para ser usado em sopas.

Usar as formas de gelo para armazenar cubos de caldo de legumes também é uma ótima saída para otimizar o espaço do congelador! (Créditos: Shutterstock)

Como fazer caldo de legumes em cubos

Para fazer o caldo de legumes em cubos você deve processar o legume que restou até que ele tenha sido completamente triturado, virando uma pasta lisa e homogênea. Em seguida, espalhe-o por uma frigideira e leve ao fogo médio, mexendo até que a pasta fique ainda mais densa. Esse processo é opcional, mas serve para dar mais cor e sabor ao preparo, e você vai perceber que a casa ficará bem perfumada durante o passo.

Depois, coloque essa pasta em um saco ziplock, feche, e, em cima da bancada, com ajuda de um rolo de massa ou uma garrafa, estique bem o saco, de forma a formar um retângulo com a pasta de legumes dentro. Com ajuda de uma faca sem serra, faça as marcações dos quadrados pressionando levemente no plástico. Leve ao congelador dessa forma (esticada). Quando quiser usar, basta destacar o cubinho. Viu que fácil?

Você também pode usar formas de gelo levemente untadas para fazer os cubos de caldo de legumes caso você tenha alguma sobrando!

Temas relacionados