
Granola caseira é o acompanhamento perfeito para frutas, iogurtes e vitaminas. (créditos: @morganaweissheimer)
A granola é uma mistura de aveia com outros ingredientes como nozes, sementes, frutas secas e cereais. Ela costuma ser consumida como acompanhamento de iogurte, frutas e vitaminas, mas também pode ser adicionada em receitas de bolo, pães, tortas e diversas sobremesas. Além de agregar um sabor especial aos pratos e bebidas, a granola também deixa os preparos mais nutritivos.
A granola é facilmente encontrada para vender em supermercados e lojas de produtos naturais. Mas sabia que é possível fazer a sua própria versão caseira? O processo é bem simples e permite que você escolha os ingredientes dependendo do seu gosto e das suas necessidades nutricionais.
Pensando nisso, nós separamos a receita de uma granola low carb muito nutritiva e que oferece até 20 vezes mais cálcio que o leite. O preparo é da nutricionista e produtora de conteúdo Morgana Weissheimer (@morganaweissheimer) que compartilhou o passo a passo no seu Instagram. Confira!
Receita de granola low carb: acompanhamento saudável e prático para o dia a dia
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de semente de chia
- 1 colher de sopa de semente de Gergelim
- 1 colher de sopa de semente de Girassol
- 1 colher de sopa de semente de Abóbora
- 1 colher de sobremesa de óleo de coco ou manteiga sem sal,
- 1 colher de sopa de coco ralado
- Cacau e canela a gosto
- 1 colher de adoçante natural
Modo de preparo:
- Em uma frigideira, coloque a medida de óleo de coco ou manteiga sem sal. Em seguida, adicione todas as sementes e misture com o coco ralado. Deixe fritar por uns 2 minutos em fogo baixo mexendo sem parar.
- Acrescente o cacau e canela a gosto. Depois, coloque 1 colher de adoçante natural para deixar a granola com um sabor mais doce. Você pode utilizar mel, xilitol, eritritol ou stévia. Fica ao seu critério.
- Miture todos os ingredientes e espere o adoçante derreter e incorporar nas sementes. Por fim, desligue o fogo e sua granola low carb já está pronta para o consumo.
Granola caseira é rica em cálcio, fibras e muitas vitaminas
O ponto alto desta granola caseira está no seu valor nutricional. Além de ser low carb, a mistura também é rica em fibras alimentares, nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do intestino. Outra vantagem desta receita é que ela oferece até 20 vezes mais cálcio que o leite graças a presença de chia, uma semente que também é fonte de proteínas vegetais e antioxidantes.
Já linhaça acrescenta boas quantidades de ômega 3, enquanto as sementes de girassol têm altos teores de vitamina E e do complexo B. As sementes de abóbora, por sua vez, são poderosas fontes de vitamina A e zinco.
Veja também:
Granola salgada: confira a receita
Como escolher a melhor granola no mercado? Essa dica vai mudar a sua relação com o alimento!